sábado, 11 de setembro de 2010

EQUIPES DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE AUGUSTO DOS ANJOS


Após a reunião de orientação para a 4ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil, alunos de quatro equipes do Colégio Imaculada Conceição aceitaram convite para participar de uma palestra sobre Augusto dos Anjos, ministrada por Alexei Bueno.

Estavam presentes, professores, estudiosos, membros da ALLA (Academia Leopoldinense de Letras e Artes), além de representantes da Superintendência Municipal de Cultura. A palestra foi descontraída, focada na obra de
Augusto dos Anjos e na necessidade de preservar o patrimônio cultura deixado por ele, não apenas na forma de sua poesia, mas na preservação e revitalização do Espaço dos Anjos, casa onde ele passou seus últimos dias e que encontra-se atualmente a espera de uma reforma urgente.

Os alunos adoraram a palestra, mostraram-se compenetradíssimos e duas equipes fizeram questão de tirar uma foto com o poeta e crítico literário, ao final do evento.

Alexei Bueno é natural do Rio de Janeiro, é um poeta brasileiro. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior, é membro do PEN Clube do Brasil, e foi, de 1999 a 2002, Diretor do INEPAC, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, e membro do Conselho Estadual de Tombamento.

Como editor organizou, para a Nova Aguilar, a "Obra completa" de Augusto dos Anjos (1994), a "Obra completa" de Mário de Sá-Carneiro (1995), a atualização da "Obra completa" de Cruz e Sousa (1995), a "Obra reunida" de Olavo Bilac (1996), a "Poesia completa" de Jorge de Lima e a "Obra completa" de Almada Negreiros (1997), a "Poesia e prosa completas" de Gonçalves Dias (1998), além de uma nova edição da "Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes", no mesmo ano. Publicou, pela Nova Fronteira, uma edição comentada de "Os Lusíadas" (1993) e "Grandes poemas do Romantismo brasileiro" (1994).

Traduziu para o português "As quimeras", de Gérard de Nerval, editado pela Topbooks, também com edição portuguesa. Traduziu igualmente poemas de Poe, Longfellow, Mallarmé, Tasso e Leopardi, entre outros. Em 1998 publicou, pela Lacerda Editores, a primeira edição brasileira, prefaciada e anotada, da "História trágico-marítima" e uma edição dos "Sonetos de Camões", além do ensaio introdutório e fixação do texto da "Jerusalém libertada", de Torquato Tasso, pela Topbooks.

Em 1999 organizou, com Alberto da Costa e Silva, a "Antologia da poesia portuguesa contemporânea _ um panorama", para a Lacerda Editores, e no ano seguinte publicou a edição remodelada e definitiva, conforme os originais deixados pelo autor, da "História das ruas do Rio", de Brasil Gerson.

No ano de 2002 organizou, a convite da UNESCO, a "Anthologie de la poésie romantique brésilienne", editada em Paris, e a "Correspondência de Alphonsus de Guimaraens", para a Academia Brasileira de Letras. Em 2004 organizou a antologia "Poesía brasileira hoxe", para a Editorial Danú, de Santiago de Compostela. Em 2006 organizou e publicou, junto com George Ermakoff, "Duelos no serpentário, uma antologia da polêmica intelectual no Brasil". (texto biográfico disponpível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexei_Bueno, acesso em 11/09/2010)

Nenhum comentário: