terça-feira, 29 de abril de 2008

Uma viagem no tempo - Leopoldina: povoamento, café e atualidades

Uma viagem no tempo - Leopoldina: povoamento, café e atualidades é nome do livro que eu e a prof. Ms. Lucilene Nunes da Silva escrevemos, no finalzinho do ano de 2007, para ser utilizado no 4º ano (antiga 3ª série) do ensino fundamental. O livro vem a atender as exigências da Lei 3.657/2005, que dispõe sobre a inserção da disciplina “História do Município” na grade curricular das escolas públicas municipais.

Nele fazemos uma introdução à História de Leopoldina, começando com a ocupação original do território, por povos indígenas e esticando até a década de 1930, com a crise do café. O livro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Leopoldina, que irá oferecê-lo aos alunos a partir do próximo ano. Ainda não há uma data certa para o lançamento.

Para compor o livro nós contamos com a ajuda do jovem desenhista leopoldinense Igor Bastos, que criou três personagens inéditos para o livro: João Feijão, Feijó e Princesa Leopoldina. O livro, além de ilustrações histórias em quadrinhos e atividades, conta também com fotos antigas da cidade e com capítulos a parte que falam sobre a nossa cultura popular e nossos símbolos (bandeira, escudo, hino).

A linguagem é bem simples e o texto está leve. A revisão do texto foi feita pela professora Ana Cristina Fajardo. Os professores do 4º ano irão receber instruções de como usar o livro e terão liberdade para criar novas atividades a partir dele.

Todo o trabalho foi voluntário e, dado ao limite de tempo e ausências de mais fontes pedimos desculpas antecipadamente pelo limite das informações disponibilizadas. No entanto, pretendemos futuramente – se criadas as devidas condições para um trabalho de pesquisa mais completo - estender este trabalho para os alunos de outras séries, podendo cobrir todo o período de 154 anos de história do município.

Algumas pessoas devem se perguntar porque eu demoramos tanto para dar a notícia. Achamos melhor aguardar uma posição oficial da Secretaria de Educação da publicação do material . A confirmação veio através de uma matéria publicada pelo Jornal Equipe, em sua última edição. Espero poder dar mais notícias, em breve.

5 comentários:

Escola Justiniano Fonseca disse...

Estamos chiques, heim? Falou tanto esforço, tanta correria.
Ana

Escola Justiniano Fonseca disse...

consertando, não é falou, é valeu...
ana

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, e eu aqui me segurando para não dar a notícia antes da hora, hehehe. Agora só falta ter o livro nas mãos. Interessante que, neste meio tempo já tive muitas idéias novas que poderiam ser aproventadas no livro. Mas melhor deixar como está e guardar para um novo projeto (ou novos projetos).
:-)

Anônimo disse...

Parabéns!!!
O que dizer? Conquistas de uma grande mulher e educadora. Td feito a seu tempo. Espero ter a oportunidade de ler o livro. Parabéns a SME que investe na produção e publicação.
Márcia Frota

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Márcia!!!
Agora é esperar a publicação.
Valeu pela força!
Um abraço!