quinta-feira, 15 de novembro de 2007

VII EDUCERE

Entre os dias 05 e 08 de novembro eu pude participar, representando minha escola e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, no VII EDUCERE. O Congresso Nacional de Educação - EDUCERE é um evento acadêmico e científico organizado pela Graduação e Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Sediado na cidade de Curitiba (Paraná-Brasil), desde 2001, tem focalizado como objetivo a socialização dos resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais da área da educação. O evento, historicamente, tem aproximado os docentes da Educação Superior e da Educação Básica. Por meio de discussões de pesquisas e do diálogo busca aprimorar a formação inicial e continuada dos envolvidos no movimento da Educação. A VII edição – Internacional – teve como temática central “Saberes Docentes”. Paralelo VII EDUCERE ocorreu V ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR.

Eu participei apresentado o trabalho que tenho desenvolvido, junto aos professores do Ensino fundamental, com o a Gibiteca Escolar e tive a oportunidade de poder assistir a algumas das mais proveitosas palestras sobre educação, das quais já participei. A abertura foi feita no dia 05 de novembro com a fala de Maurice Tardif, professor da Faculté des sciences de l'éducation, Département d'administration et fondements de l'éducation, Universidade de Montreal, Quebec e reitor das Hautes Écoles d´Etudes Pédagogiques, em Bejune, Suíça, sobre a importância da formação dos professores e das reformas realizadas neste sentido, na Suíça e em Quebec.
Eu, particularmente, dei preferência às palestras que falaram sobre a questão da formação de professores e da formação continuada. Eu gostaria de destacar aqui três delas, em especial. A primeira foi da Prof. Doutora Maria Cecília Borges, da Universidade de Montreal, sobre a experiência que ela tem tido trabalhando com estágios – que na Universidade de Montreal são 700 horas, durante o curso – e mostrando as mudanças realizadas na formação de professores, suas vantagens e seus desafios.

Também foi muito boa a palestra da Prof. Doutora Maria Beatriz Gomes Bittencourt, presidente do Fórum Português de Administração Escolar, falando dos desafios da educação em Portugal e das mudanças que já acontecerem na formação dos professores e nas escolas portuguesas, dando ênfase à questão da avaliação do ensino. Interessante notar que muitos das dificuldades que temos na educação são globais. Elas estão presentes em todas as partes do mundo, mesmo em países tidos como desenvolvidos.

Em terceiro, a palestra do Prof. Doutor Abdeljalil Akkari, da Haute École de Pédagogique (Suíça), sobre as tendências internacionais da formação dos professores, com destaque para o caso suíço e o caso brasileiro. Sobre este assunto o prof. Akkari está publicando um artigo na revista Diálogo Educacional, AS CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE BASE COM QUALIDADE NA AMÉRICA LATINA, que sai no nº 22, em dezembro de 2007, no qual eu faço uma modesta participação como co-autora e tradutora.

Creio que os anais talvez sejam disponibilizados on line, no site do encontro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os anais do VII Educere já está disponibilizado? Se tiver me passe o endereço eletrônico.

Gostei do projeto Gibiteca e gostaria que me enviasse mais informação para que eu possa implantar no Hospital Infantil que trabalho.

Obrigada pela atenção.

Adila
adiladamiani@hotmail.com

Natania A S Nogueira disse...

Não sei responder. É o caso de escrever e perguntar. Recebi o cd lá, diretamente. Acho a idéia ótima, vou entrar em contato com vc e podemos conversar sobre o assunto.
:-)