sábado, 6 de setembro de 2014

COMENTANDO O LIVRO "UMA LONGA JORNADA"


Eu me dispus a tentar comentar os livros que eu leio aqui no blog. O problema é que eu leio muita coisa, e às vezes leio mais de um livro ao mesmo tempo. Daí acabo me enrolando e demorando bastante para comentar. Mas vamos lá, tentar tirar o atraso.

Ganhei o livro "Uma longa Jornada" de Nicholas Sparks, da amiga Ana Cristina Fajardo, no meu aniversário. Eu já li há um bom tempo, mas estava devendo uma postagem. Nunca tinha lido os romances do Nicholas Sparks. Sou daquelas que prefere um bom livro de fantasia, estilo Hobbit ou Instrumentos Mortais, mas o que não quer dizer que eu não posso, de vez em quando, experimentar outras coisas. Se o livro for bem escrito, ele me ganha. E "Um longa jornada" me ganhou.

Não vou ficar aqui repetindo sinopses onde se fala de cada personagem e coisa do tipo. Isso a gente encontra em qualquer site de livraria. Vou falar da experiência da leitura do obra em si. 

É um romance, então se espera um boa dose de sentimentalismo. Mas foi diferente de outros romances que eu já li. Eu diria que o escritor teve a sensibilidade de expor em cada capítulo, que é narrado por um dos personagens, aquela parte íntima que cada um de nós tem e que não expõe a ninguém. Pensamentos e sentimentos que nós guardamos para nós mesmos.

E ele faz isso de uma forma tão fluida que dá a impressão de estar dentro da mente do personagem, de vivenciar suas experiências, de compartilhar com ele suas aflições. A narrativa, no geral, é leve sem ser pobre. O vocabulário é simples, mas não é simplório. 

Eu gostei. Li com calma, sem aquela ânsia que geralmente tenho com outros livros, o que por si só é um ponto positivo. Enfim, recomendo e agradeço Ana Cristina pelo presente. Não sei se me tornei um romântica (acho que não) mas pretendo levar um livro do Nicholas Sparks para a praia, nas férias de verão.

Nenhum comentário: