sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A GAZETA DE LEOPOLDINA: A HISTÓRIA DO JORNALISMO EM LEOPOLDINA

Diretor, colaboradores, gerente e um dos compositores da Gazeta de Leopoldina. Foto publicada na primeira página da edição do dia 18 de abril de 1909 (Gazeta de Leopoldina. Leopoldina, 18 de abril de 1909, ano XV, n.01, p 01).
A Gazeta de Leopoldina foi fundada em abril de 1895. O jornal era controlado pela família Junqueira, com destaque para José Monteiro Ribeiro Junqueira, que foi seu diretor, e que aparece na foto acima, publicada em 1909, sentado com um chapéu branco em mãos. 

A foto marca mais um aniversário da Gazeta, que fazia questão de dar anualmente à data a maior visibilidade possível e aproveitar a oportunidade para elogiar seu diretor, que na poesia abaixo, publicada na edição n. 01 de 1909, aparece citado como "chefe" e "maioral.  

VIVA!
(COM LICENÇA DO POETA)

Hoje faz annos a Gazeta. E o caso
Por ser, de facto, um caso trumphal, 
Devia exigir festas e dar azo
Para tocar-se o hymno nacional

Porém, infelizmente quiz o acaso
Que da Gazeta o chefe, o maioral
Se ausentasse. E o dia passa raso.
E sem champagne em taças de chrystal.

Agora, supponhamos que ha cerveja.
(mas no fazer de conta ninguem veja
Sombra, siquer remota, d'uma peta.)

Eu ergo o copo ao fim d'este terceto
E faço ardentes votos n'um soneto
Pela prosperidade da Gazeta.

Argos


 Na época, a redação do jornal estava localizada no Largo Felix Martins, n.02.

Leopoldina teve, dentro do município, vários periódicos publicados até o ano de 1899, num total de 21 jornais, segundo a pesquisadora Nilza Cantoni. A Gazeta de Leopoldina ocupa a posição de número 16. O periódico não foi o mais antigo, mas com certeza foi o que mais tempo sobreviveu. Fundado no final do século XIX foi publicado durante todo o século XX. Foram 109 anos. O último exemplar da Gazeta foi o de número 3.115,publicado em abril de 2004.

Apesar de se apresentar como um jornal do povo e para o povo, a Gazeta era um órgão de imprensa ligado aos interesses políticos e econômicos dos Ribeiro Junqueira. Em suas folhas circulavam notícias sobre eleições locais, sobre a produção agropecuário, viagens e compromissos de leopoldinenses ilustres. Um jornal governista, especialmente na primeira metade do século XX, quando os Ribeiro Junqueira ainda mantinham a supremacia polícia na região.  

Um comentário:

Pesquisadora Nilza Cantoni disse...

Muito bom, Natania. Precisamos resgatar a memória local. Brevemente sairá nosso texto sobre a Gazeta, na coluna Trem de História que estamos publicando no jornal Leopoldinense.