quarta-feira, 15 de outubro de 2025

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Em julho apresentei um trabalho sobre Educação Patrimonial no 33º Simpósio Nacional de História da ANPUH, realizado na UFMG, em Belo Horizonte, usando Leopoldina como estudo de caso. O texto foi publicado nos anais e esta disponível para download.  Confira o o resumo:

A Educação patrimonial na formação de professores

Questões relacionadas ao Ensino de História e à Educação Patrimonial têm ganhado relevância nas escolas de ensino básico e universidades. No campo do Ensino de História destaca-se a importância de trabalhar o patrimônio cultural, tanto enquanto teoria como enquanto prática. Partindo deste pressuposto, propõe-se um trabalho que reúna a teoria e prática, dando ênfase à formação docente. O contato com estratégias de ensino, criadas a partir de materiais diversos, fornece uma base sólida para que o/a futuro docente possa, a partir daí, adaptar e/ou criar suas próprias estratégias. A educação patrimonial é um caminho para se trabalhar as questões relacionadas ao Patrimônio cultural, seja em âmbito local ou nacional, já a partir dos primeiros anos da educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), insere a educação patrimonial no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, no componente curricular História. Dada a base inicial de introdução do tema pelos docentes dos anos iniciais, cabe ao professor de história, a partir dos anos finais, reforçar conceitos, instigar o debate e promover estimular não apenas a preservação, mas a valorização das manifestações culturais como parte da identidade individual e coletiva. No processo de reconhecimento do Patrimônio Cultural, o/a professor/a é um dos agentes culturais responsáveis pela sensibilização da sociedade acerca da importância da preservação do patrimônio. Ele(a) possuí um papel fundamental no que diz respeito à preservação e do patrimônio cultural e da memória, dois importantes alicerces para a construção de uma identidade social e para a criação e o fortalecimento de um sentimento de pertencimento, principalmente entre os jovens. Vem daí a importância em na formação docente, que começa nos cursos de graduação e se estende aos professores e professoras que estão em exercício da função. Esta formação elemento essencial para questões relacionadas principalmente ao ensino de história local e da educação patrimonial. Entende-se que o ensino de história dever ir além do fato e debruçar-se sobre problematizações, volta-se para a realidade do estudante e das necessidades da sociedade, dentre elas a afirmação de uma identidade local e nacional, o que possibilita o melhor uso e entendimento da cidadania como prática. É preciso também pensar na formação de professores em exercício. É necessário e urgente proporcionar que professores, não apenas de História, mas, principalmente, dos primeiros anos do Ensino Fundamental possam ter acesso a este material e orientação adequada para trabalhar estes temas em sala de aula, criando a base para uma formação mais ampla do estudante, e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

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