sexta-feira, 20 de novembro de 2020

FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE ANGOULÊME - 2021


O Festival Internacional de la Bande Dessinée de Angoulême, assim como muitos outros eventos internacionais, teve que se adaptar aos tempos de pandemia. Por isso sua 48ª edição, em 2021, irá acontecer em duas etapas. A primeira, em 29 e 30 de janeiro de 2021, irá ser dedicada à entrega de prêmios como o Price Goscinny. A segunda etapa ocorrerá entre 24 e 27 de junho de 2021, já com a possibilidade (mas não certeza) de encontros presenciais. 


Para 2021 foram selecionados 75 álbuns que estão concorrendo a prêmios em 5 categorias: la Sélection Officielle, Patrimoine, Jeunesse, Fauve des Lycéens e Polar SNCF ao que foi adicionado o Prix du Public - France Télévisions, que anunciará em dezembro os títulos concorrentes. O festival ainda vai conceber mais dois prêmios Fauves Jeunesse, para estudantes entre 8 e 12 anos e 12 e 16 anos, que serão entregues em 29 de janeiro de 2021.

Cabe comentar aqui a importância da participação das escolas no festival, tanto na seleção de álbuns e na premiação de autores quanto na premiação da produção infantil e juvenil. Não apenas novos talentos são descobertos, mas, também, os jovens são incentivados a ler, desenhar e desenvolver sua criatividade. As exposições dos trabalhos finalistas assim como a premiação do Fauve des Lycéens são alguns dos momentos mais emocionantes Festival de Angoulême.

O Grand Jury este ano será presidido pelo roteirista e crítico literário Benoît Peeters , formado em filosofia pela Sorbone e discípulo de Roland Barthes. Peeters é especialista na obra de Hergé e um dos teóricos mais respeitados dentro da 9º Arte.  O Grand Jury conta ainda com mais seis membros, entre eles jornalistas, livreiros e representantes da grande mídia, num total, sete pessoas, quatro homens e três mulheres. Caberá a eles premiar os cinco Fauves d´Angoulême: o Fauve d´or - Prix du Meilleur Album, e também o Prix Spécial du Jury, oPrix Révélation, o Prix de la Série, e o Prix de l’Audace.

 

*Roland Barthes (1915 - 1980) foi um escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês. Barthes usou a análise semiótica em revistas e propagandas, destacando seu conteúdo político.


Nenhum comentário: