sábado, 3 de agosto de 2019

TOM-TOM E NANA: O PIONEIRISMO DE BERNADETTE DESPRÉS NOS QUADRINHOS INFANTIS




Em janeiro deste ano eu descobri Bernadette Desprès, autora de Tom-Tom e Nana. Ela foi, se eu não me engano, a única autora homenageada com uma exposição:Tom-Tom e Nana présentent: tout Bernadette Després (Tom-Tom e Nana apresentam toda a Bernadette Desprès), durante o 46º Festival Internacional de Dande Dessinée de Angoulême ainda recebeu outras honrarias. Desprès é uma veterana nos quadrinhos franceses e sua criação, voltada para o público infantil, foi adaptada para a TV, tornando-se uma febre na França, fazendo parte da infância de várias gerações de franceses.

Tive a oportunidade de ver a autora em ação e ouvir um pouco da sua história em um dos momentos em que ela foi homenageada durante a cerimônia de “Remisse des Prix Decouvertes” (Apresentação dos prêmios Descoberta), no Teatro de Angoulême, voltado para as escolas de educação básica da França e autores infanto-juvenis. Em vários outros momentos eu encontrei a sorridente Bernadette Després nas ruas de Angoulême ou em outras exposições. Arrependo-me muito de não ter tomado a iniciativa de cumprimentá-la. Uma pena mas, quem sabe, em outro momento? 
Bernadette Després nasceu em 28 de março de 1941, Paris, em uma família tradicional e católica. A autora cresceu lendo Bécassine e Tintin, duas bande dessinées (histórias em quadrinhos) que influenciaram sua escolha ao se tornar uma cartunista. Fez sua formação em artes na École de l ' Union Central des Arts Décoratifs. Sua primeira publicação foi em 1965, Annie fait les courses (Annie fazendo compras), pela La Farandole , um órgão do Partido Comunista. 

 A jovem de família burguesa fez seu debút em um órgão de imprensa comunista. Não deixa de ser curioso, até porque a família conservadora de Bernadette Després  nem mesmo a deixou frequentar a escola de Belas Artes, por considerar o ambiente o local perigosos. Foi nas escolas de Belas Artes dos anos de 1960 que surgiram muitos grupos de contestação política, de esquerda, inclusive grupos de mulheres que dariam origem ao Movimento de Liberação Feminina, movimento que se destacou na cena social e política a partir de 1970, na França.
Bernadette Després desenha enquanto responde a perguntas durante a cerimônia de entrega de "Remisse des Prix Decouvertes', durante o 46º Festival Internacional de Bande Dessinée de Angoulême.

Em 1966, ela começou seu trabalho como ilustradora na Bayard Presse, uma editora com um perfil completamente oposto ao da La Farandole, colaborando com as revistas voltadas para o público infantil e juvenil Pomme d'Api  e Okapi. Foi no ano de 1977 que a quadrinista lançou seus personagens de maior sucesso, Tom-Tom e Nana , na revista J'aime lire. A série foi publicada até 2004, tendo mais de 300 histórias e de 15 milhões álbuns vendidos. Com o sucesso da série, adaptada posteriormente para a televisão, começaram a vir os prêmios. E foram, muitos.

Tom-Tom e Nana conta as peripécias de dois irmãos, seus familiares e amigos, que convivem juntos em casa e no restaurante da família. É uma crônica da vida cotidiana contada a partir dos olhos de duas crianças. Possuí todos os ingredientes para chamar a atenção do público infantil e leva para dentro das casas francesas, seja pelos quadrinhos ou pelas animações transmitidas pela TV um pouco da doçura e inocência da infância.

Tanto os personagens quanto os ambientes que são mostrados na HQ e na animação foram inspirados em pessoas próximas à autora e a experiências de sua infância e adolescência. Bernadette Després, assim como muitos outros autores e autoras de quadrinhos, transforma sua vivência em arte. 

Eu acho esse um aspecto muito importante das HQs e, por isso, eu acabei me dedicando à pesquisa utilizando esse material como fonte, seja no que diz respeito ao ensino ou à pesquisa histórica em si. Além disso, há um grande didatismo na forma como ela narra suas histórias, o que o torna interessante para o professor como material de uso diário.
Exposição Tom-Tom e Nana présentent: tout Bernadette Després, na Cité de la Bande Dessinée, em Angoulême

Tantos anos de sucesso culminaram numa maravilhosa e ampla exposição inaugurada durante o 46º Festival de Bande Dessinée de Angoulême (Tom-Tom e Nana apresentam toda a Bernadette Desprès),  e o lançamento de uma nova séria animada para a TV. Com seus 78 anos de idade, Bernadette Despres é um dos casos raros de uma mulher que conseguiu se manter na carreira como quadrinista na França, até decidir se aposentar. No país, a participação das mulheres na indústria dos quadrinhos ainda é muito modesta. Elas, atualmente representam pouco mais de 20% dos profissionais ativos.

Durante a visita que fiz à exposição da autora, no 46º Festival Internacional de Angoulême eu tive uma aula de como se produzir quadrinhos para público infantil de forma a torná-lo pedagogicamente recomendado a todas as idades. A exposição, que ocorreu na Cité de la Bande Dessinée, espaço nobre reservado aos quadrinhos, nos apresenta a autora por meio dos seus personagens. Eu fui introduzida ao mundo de Tom-Tom e Nana por meio de imagens e textos. Uma exposição dedicada às crianças, mas na qual os adultos pareciam ainda mais encantados. Assisti as animações e tive a oportunidade, em outro momento, de ouvir a autora falar sobre sua carreira e, ainda, desenhar para um público de centenas de pessoas seus icônicos personagens.

Particularmente foi uma das melhores exposições que eu visitei, melhor até do que a festejada exposição dos 80 anos do Batman. Eu creio que isso se deve ao fato da exposição me remeter à escola. Havia muitas crianças, muitos pais, um cuidado em tornar o ambiente agradável a todos e uma alegria e vivacidade contagiantes. Meu lado professora falou mais alto naquele momento do meu lado nerd. Apesar de todo o glamour da exposição do Batman, acabem sendo seduzida pela simplicidade e inocência infantis de Tom-Tom e Nana.

Para aqueles que certamente vão me questionar sobre o fato de eu estar escrevendo sobre uma autora com quadrinhos mais conservadores, eu acho bom esclarecer que normalmente eu levo em consideração o impacto da obra sobre o público antes de qualquer coisa. E a obra de Bernadette teve e tem um impacto significativo em várias gerações de leitores. Tom-Tom e Nana também são um objeto interessante de estudo do ponto de vista pedagógico, uma vez que remetem a um tipo de leitura voltada para o público infantil. Além disso Després entra no hall das profissionais bem sucedidas na França o que faz dela uma personagem da indústria cultural que não pode ser negligenciada.

FONTES CONSULTADAS:

A très belle fête à Bernadette Després. Disponível em: <https://www.comixtrip.fr/dossiers/festival-angouleme-2019/tom-tom-et-nana-bernadette-despres/>. Acesso em: 02 ago. 2019.

Bernadette Desprès ("Tom-Tom et Nana" - Éd. Bayard) : "C’est fou que tous ces gens s’intéressent à moi maintenant !". Disponível em: <https://www.actuabd.com/Bernadette-Despres-Tom-Tom-et-Nana-Ed-Bayard-C-est-fou-que-tous-ces-gens-s?fbclid=IwAR2qpe8AmfKDSpOEH3KDwlnJjsMzKdHYoUNxzizwl6-ou0obFB0THgmYBUM>. Acesso em: 02 ago. 2019

DOUHAIRE,  Anne.  Angoulême 2019 : "Tom-Tom et Nana", les secrets d’une série réussie avec sa dessinatrice Bernadette Desprès. Disponível em: <https://www.franceinter.fr/livres/angouleme-2019-tom-tom-et-nana-les-secrets-d-une-serie-reussie-avec-sa-dessinatrice-bernadette-despres>. Acesso em: 02 ago. 2019

Tom-Tom et Nana invités du prochain Festival d'Angoulême. Dsponível em: < https://www.ladepeche.fr/article/2018/06/18/2820074-tom-tom-et-nana-invites-du-prochain-festival-d-angouleme.html>. Acesso em: 02 ago. 2019.
  


Nenhum comentário: