domingo, 28 de outubro de 2018

SOBRE O IV COLÓQUIO SUL DE ARTE SEQUENCIAL

Nos dias 12 e 13 de outubro do ano corrente ocorreu na EST - São Leopoldo (RS), o IV Colóquio Sul de Arte Sequencial, sob coordenação do Professor Doutor Iuri Andreas Reblin, ex-coordenador Geral e sócio fundador da ASPAS. O evento reuniu, pela quarta vez, pesquisadores do Rio Grande do Sul e regiões vizinhas que se dispuseram a abrir mão do feriado de 12 de outubro e do sábado para participarem de atividades acadêmicas sobre quadrinhos.

A EST, seu campus oferece uma estrutura fantástica para receber encontros acadêmicos. Além de ceder salas e mesmo prédios inteiros para as atividades ainda há a possibilidade de se hospedar dentro da Universidade na Casa Matriz de Diocesanas, que oferece acomodações superconfortáveis e um ambiente tranquilo para quem quer descansar depois de um dia todo de trabalho/estudo.
Campus da EST - São Leopoldo - RS.
Apesar de ser um evento derivado da ASPAS, esta foi a primeira vez que eu participei do Colóquio Sul de Arte Sequencial e pretendo participar novamente nos próximos anos. É um encontro bem típico da ASPAS, intimista, possibilitando debater mais a fundo com colegas, um ambiente descontraído e super proveitoso. Muito diferente dos encontros monumentais onde somos bombardeados de informações e o aproveitamento é muito pequeno. 

Conferência de abertura do IV Colóqui Sul de Arte Sequencial.
É o que acontece, por exemplo, nos encontros da ANPUH, principalmente os nacionais. O tempo é subaproveitado, pois geralmente ficamos atados a simpósios temáticos, obrigados a e escolher entre centenas de salas. Muita oferta e um risco ainda maior de não fazer uma boa escolha. Tenho preferido, por isso, os encontros pequenos. Acho-os mais produtivos, tanto no aproveitamento do tempo quando na qualidade dos debates.

Em linhas gerais eu posso dizer que foi revigorante poder estar junto aos meus pares nestes dois dias e, também, muito produtivo. Além de reencontrar amigos, nasceram novas amizades e novas ideias para projetos futuros.
Livros e canecas comercializados durante o IV Colóquio Sul de Arte Sequencial.
Outro encontro da ASPAS, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, foi o I ASPAS Norte, na Universidade Federal do AMAPÁ. Foi o primeiro encontro realizado na região norte e, assim como o Colóquio Sul de Arte Sequencial, lançou a bases para novos eventos envolvendo quadrinhos e cultura pop, tão importantes para entendermos a dinâmica social do século XXI. 

Nenhum comentário: