sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

GIBITECA DE SANTOS FAZ HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Posto 5, faz neste dia 05, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher com um bate-papo sobre as mulheres e o mercado de HQs. Participam a jornalista Gabriela Franco, a desenhista Germana Viana, a professora Natania Nogueira, a quadrinista Camila Torrano, a pesquisadora Dani Marino e a professora Sonia Luyten, que irá participar à distância.

Gabriela Franco é jornalista especializada em Cultura Pop e cineasta. Colaboradora das revistas: Mundo dos Super-Heróis, Mundo Nerd e dos sites Judão e Popground. Fundadora do coletivo MinasNerds e editora do site MinasNerds.com.br

Germana Viana nasceu em Recife, mas mora em São Paulo. Desenhista e roteirista, é autora de “Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço” e integrante do coletivo de quadrinhos CBGiBi. Entre suas publicações estão também a coletânea "SPAM" (Zarabatana Books, 2015). Trabalha ainda como ilustradora, letrista e designer para editoras como a Panini e a Jambô.

Natania Nogueira formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), fez especialização (lato sensu) em História do Brasil pela UFJF (1997) pesquisando História Regional, tendo como foco o papel das escolas na formação de elites mineiras. Uniu a paixão pelos quadrinhos com a história com o mestrado “As representações femininas nas histórias em quadrinhos norte-americanas: June Tarpé Mills e sua Miss Fury (1941 – 1952).”

A quadrinista Camila Torrano é uma ilustradora apaixonada por terror/horror e graduada em Artes Visuais na USP. Trabalhou para diversas publicações impressas, ilustrou livros, lançou alguns quadrinhos em revistas de publicação independente (Quadreca, Garagem Hermética, Cão). Em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo, a história em quadrinhos A Travessia (Escrita Fina Edições). Atualmente trabalha em uma empresa de games para mobiles, faz freelance eventualmente e continua sua produção de quadrinhos e ilustrações autorais. É integrante da Organização Fictícia, onde trabalha com quadrinhos e ilustrações.

Dani Marino possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Integrante da Associação de Pesquisadores de Arte Sequencial (ASPAS) desde setembro/2014 e colaboradora do blog Quadro-a-Quadro desde 2013, também participa dos Colóquios científicos do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA – USP. Recentemente aprovada para o Mestrado da Escola de Comunicação e Artes da USP, Dani fará sua dissertação sobre a Gibiteca de Santos.

A professora doutora Sonia Luyten é uma das pioneiras no estudo dos quadrinhos no Brasil e uma das primeiras a quantificar e qualificar o trabalho das mulheres nas HQs. Autora de várias obras sobre o estudo científico dos quadrinhos, Sonia foi professora convidada em universidades do Japão, Holanda e França. Especializada no estudo dos mangás, foi uma das fundadoras da ABRADEMI, Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

A Gibiteca fica na avenida da praia, no Posto 5, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão em Santos. Mais informações pelo telefone 32881300.


Nenhum comentário: