sábado, 17 de março de 2012

OFICINAS DE HISTÓRIA

O Grupo de Pesquisa Oficinas de História, reconhecido pelo CNPQ, dedica-se a pesquisas na área do ensino da História e busca contribuir para o aprofundamento de reflexões acerca deste campo de conhecimento, que vem merecendo uma crescente atenção no meio acadêmico.

Criado em setembro de 2004 e sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP – UERJ), em São Gonçalo, Rio de Janeiro, o grupo tem perfil interinstitucional, sendo uma reunião de pesquisadores vinculados a diversas instituições universitárias do Rio de Janeiro – Universidade do Estado do Rio Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica, Fundação Getúlio Vargas – e, também, de universidades de outros estados, a Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

O Oficinas também acolhe alunos de bolsas relativas aos projetos ligados ao grupo e orientandos de graduação e pós-graduação de seus pesquisadores.

Atividades
Entre 2005 e 2007, o Grupo Oficinas desenvolveu o projeto intitulado “O livro didático como discurso historiográfico”. Os resultados parciais das pesquisas sobre o tema do livro didático foram apresentados no seminário “Os livros de história na escola: trajetórias e usos”, ocorrido nos dias 12 e 13 de abril de 2007, na PUC-Rio. Em 2009, foi lançado livro pela Editora FGV, “A história na escola: autores, livros e leituras”, contendo a maioria dos textos apresentados.

Entre 2009 e 2011, o grupo Oficinas desenvolveu o projeto denominado “Ensino de história e historiografia”, com financiamento da FAPERJ, na primeira edição do Edital Grupos Emergentes de Pesquisa. Entre seu conjunto de ações, destacou-se a organização do “Seminário Nacional O Valor da história Hoje”. Participaram do evento, diversos profissionais do âmbito da pesquisa historiográfica, bem como do ensino de história. Este livro condensa parte expressiva das ricas discussões então protagonizadas pelos participantes. O livro relativo a esse evento encontra-se no prelo.

Saiba mais visitando o site 
http://www.oficinasdehistoria.com.br/

2 comentários:

História Digital disse...

Natania, muito legal esta divulgação, grande apoio para professores de história e o ensino de história. Já estou seguindo este povo.

Natania Nogueira disse...

Legal, né? Ainda não pude olhar com tempo mas o pouco que vi eu gostei.