domingo, 3 de outubro de 2010

CONTINUANDO A INVESTIGAR MANOEL DEL VALLE

Fiz meu trabalho de campo. Fui ao cemitério, seguindo as indicações dadas por NilzaCantoni, e encontrei o local do túmulo de Manoel del Valle, no terceiro plano , número 189, do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Leopoldina (MG).


O que eu encontrei foi uma imagem desoladora. A maior parte dos túmulos do terceiro plano estão quase que abandonados. A terra que desce do morro, durante as chuvas causa muitos estragos. Famílias que ainda cuidam da manutenção devem ter muito trabalho para manter os túmulos - muitos deles jazidos perpétuos -, em um razoável estado de conservação.

O túmulo de Manoel está apenas "na terra", nas palavras do funcionário responsável, que me conduziu até o local. A placa de identificação numérica do túmulo estava arrancada, encostada em um jazido vizinho, que encontrava-se em melhor estado. A família, ao que parece, não providenciou um túmulo par ao ator espanhol, o que me levou a muitas indagações. Ele não tinha filhos ou esposa? A família era pobre? Eles se mudaram de Leopoldina?


Mais de 104 anos depois de sua morte, sua cova está sem nenhuma identificação. Devo dizer que fiquei mais curiosa ainda sobre a história deste personagem. Como ator, supõe-se que Manoel tenha sido uma pessoa muito conhecida na localidade. Creio que tenho uma queda por pessoas ilustres que caem no esquecimento.

Nenhum comentário: