domingo, 6 de junho de 2010

AULAS DE HISTÓRIA NO LABORATÓRIO DO INFORMÁTICA


Na falta de um profissional para nos orientar no uso do laboratório de informática, que já está instalado na escola há quase dois anos e sem uso, nós professores resolvemos nos arriscar a começar a dar aulas usando os computadores. Para os alunos do diurno, ainda não é possível, visto que as turmas possuem mais de 25 alunos, mas no noturno já é outra história.

Esta semana eu levei os alunos do 9º ano para conhecer a sala e os ensinei a entrar no Google e a fazer pesquisa. Bom, comecei a ensinar, porque para minha surpresa nem os mais jovens sabiam usar o mouse, então tive que guiar um por um. A aula voou. Os alunos ficaram empolgados. Não sei se toda semana posso ir com eles no laboratório, mas pretendo ir pelo menos duas vezes ao mês. Quando eles já estiverem sabendo fazer pesquisa sozinhos, estou pensando em montar um blog com a turma, onde pretendo avaliá-los.

2 comentários:

ASBEA disse...

Olá Natania, não poderia deixar de comentar. Toda novidade é boa. Então, leve seus alunos do diurno e coloque-os para trabalharem em equipe, será melhor de trabalhar. Faça um passo a passo da pesquisa utilizando o teclado e depois o mouse. Na verdade, o mouse serve para dar velocidade. e aos poucos eles estarão craques.
Sucesso! E, incentive seus colegas a utilizarem esta ferramenta que veio para nos ajudar e não atrapalhar. Coragem!

Conceição Rosa disse...

Oi Natânia

Estou orientadora no laboratório de informática de minha escola no período noturno desde 2009. Antes já o utilizava com minhas turmas de Fase IV. Acho que algumas dificuldades dos alunos do noturno são comuns em várias escolas, e deve haver estratégias para este público em especial - principalmente considerando a realidade com a qual lidamos. Mas acho que ainda não se constituiu na rede um espaço de referência para a discussão e troca de experiências sobre EJA e informática...