segunda-feira, 23 de março de 2009

I SIEL - AVALIAÇÃO

Realizou-se neste sábado, dia 21 de março, o nosso 1ºSeminário Internacional de Educação de Leopoldina. Recebemos para o Seminário 250 inscrições e compareceram no dia 232 pessoas, que participaram efetivamente das palestras e mesas redondas das 08:30 até as 18:00 horas, quando encerramos o evento, com auditório ainda cheio.

Na abertura contamos com a presença de autoridades municipais, como o Sr. Prefeito Benedito Rubens Bené Guedes, da Secretária Municipal de Educação Lúcia Lopes Horta, a Secretária de Assistência Social Patrícia Cossine Nogueira, a Vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, representando o poder legislativo municipal e representando a Diretora da Superintendência Regional de Ensino.

Tivemos uma palestra com a
prof. dra. Lívia Borges, com o tema "Docência na Educação: elementos integradores". Muito aplaudida, a professora da UnB falou sobre a profissão de professor no Brasil, as dificuldades na formação e a importância do professor como protagonista dentro do processo educativo. Destaca a incoerencia de se exigir mais formação e preparo aos professores sem que eles tenham oportunidades e apoio do governo e, muitas vezes, da própria escola para investir na sua formação contínua. A palestra foi seguida de perguntas, feitas por professores e estudantes. É necessário destacar que após cada mesa redonda e cada palestra, os participantes do seminário levantaram questionamentos enriquecendo ainda mais as apresentações.

Em seguida houve a mesa redonda
Desafios na formação de professores, começando com o tema "A formação de professores de Física", fala proferida pelo prof. Ms. José Antônio Pinto. Apesar do tema tratar especificamente da docência em física ele abordou, em um contexto geral, os problemas enfrentados pela formação de professores no Brasil, a dificuldade em se encontrar profissionais habilitados e capacitados para trabalharem nas escolas de ensino básico e os desafios do professor que não está preparado para interagir com seus alunos na sala de aula.

Em seguida, foi a vez da Prof. Ms.
Karina Saavedra Acero Cabello, bióloga, que trabalha com oficinas de educação e saúde voltadas para alunos e professores da rede pública. As oficinas são oferecidas pela FIOCRUZ. A professora mostra sua preocupação com a formação de professores e educação em saúde e mostra como a FIOCRUZ tem se empenhado neste sentido. As oficinas podem ser levadas à escolas de todo Brasil e tem sido realizadas em outros países, como o Peru. Para contratar as oficinas é só entrar em contato com a professora Karina pelo e-mail Karina@ioc.fiocruz.br.

A tarde, voltamos com nossa segunda mesa redonda,
Arte-Educação e Paulo Freire: do corpo interditado ao corpo emancipado na Escola. A primeira apresentação foi realizada pela prof. Ms. Camila Pompeu e se baseou em um capítulo da sua dissertação de mestrado, com o tema Arte-Educação e Paulo Freire: do corpo interditado ao corpo emancipado. A professora apresentou uma visão bem construída da questtão do ensino da arte nas escolas, fazendo um apanhado histórico e apontando as direções que este ensino tem tomado nos últimos tempos. Ela chama a atenção para o fato de que o ensino de arte não deve ser limito ao desenho ou à pintura e que dança, teatro e outras expressões artísticas devem estar presentes nas escolas.

A segunda a apresentar foi a psicóloga Glauci Pereira Ferraz Catrinck, que trabalha com o enfrentamento à violência contra a criança. Ela coordena um trabalho de prevenção à violência e ao abuso contra crianças e adolescentes. Relatou seu trabalho junto às escolas de Leopoldina e falou sobre a questão do despreparo do corpo docente, de firma geral, em identificar e lidar com a violência. A fala da psicóloga teve o tema "A Violência na Escola e a sua influência no rendimentos , frequência e evasão escolar".


Após a mesa redonda, tivemos uma maravilhosa apresentação de dança do grupo de dança folclórica do CEFET-CAMPUS III, Assumpreto. A professora
Renata Lima Arantes, coordenadora do grupo explicou a ação pedagógica da dança, nos 25 anos de existência do grupo e de como ele ajuda os alunos do CEFET e de outras escolas (o grupo é aberto à participação de todos, independentemente de serem alunos da escola ou não). Foram mostrados depoimentos de participantes e ex-participantes, que falaram da importância da arte no seu crescimento profissional e social. Em seguida foi feita a apresentação do Batuque, dança de origem africana.

Por fim, tivemos a palestra de encerramento, como o
prof. Dr. Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, que mostrou resultados de suas pesquisas no Brasil, feitas como professores. Nestas pesquisas, ele montou um perfil da profissão docente e da formação docente tendo como base os dados e opiniões dos próprios professores. Para o prof. Akarri, não se pode pensar em melhorar a formação ou a educação no Brasil sem se ouvir o professor. O professor defende mudanças nos curso de pedagogia, com ênfase na preparação do professor para atuar nas salas de aula. Ele chama a atenção para a importância que se é dada ao curso magistério e ao descrédito que, em alguns casos, recebe o curso de pedagogia.

O Seminário foi realizado graças à parceria entre o CEFET - CAMPUS III, a Secretaria Municipal de Educação, A Secretaria de Assistência Social, as Escolas Municipais e vários empresários locais, que ajudaram a patrocinar o evento. Esta talvez tenha sido nossa maior vitória: envolver diversos setores da sociedade local no esforço de trazer a nossos professores e estudantes a oportunidade de discutir sobre a educação no Brasil e a questão - fundamental - da formação de professores.

As apresentações de slides utilizadas pelos palestrantes estarão sendo disponibilizadas no blog durante a semana Seguem algumas fotos do evento:




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