segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Museu da Pessoa

Passei as últimas duas semanas em São Paulo e tiver a oportunidade de conhecer o Museu da Pessoa, a convite de uma grande amiga, Claudia Fonseca. O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de construir uma rede internacional de histórias de vida capaz de contribuir para a mudança social.

Mesmo sem internet na época, o museu já se definia como um museu virtual – um museu para preservação de histórias de vida, organizadas em uma base digital (banco de museus, CD-ROMs, etc.). O objetivo principal do museu era criar um novo espaço onde cada pessoa pudesse ter a oportunidade de preservar sua história de vida e de tornar-se uma das múltiplas vozes da nossa memória social.

Atualmente o Museu da Pessoa é formado por quatro núcleos (Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal). Eles são autônomos, auto-sustentáveis e ligados por uma metodologia e objetivos comuns. O Museu da Pessoa no Brasil foi o primeiro e desde o início trabalhou em busca da sua auto-sustentabilidade.

Lá eles realizam dezenas de projetos, envolvendo desde memória institucional até projetos que visam o desenvolvimento local e da educação. Todos eles usam a metodologia de história oral. O museu é aberto ao público (curiosos e pesquisadores). Você não vai encontrar lá peças em exposição, pois o acervo é todo composto de entrevistas, gravados nas mais diversas mídias (de cassete a dvd).

Mas o museu dá a oportunidade para que qualquer pessoa possa fazer parte deste acervo, através de depoimentos colhidos em uma sala especialmente organizada para gravar relatos, que depois são editados e transformados em dvd. Qualquer pessoa pode ir lá, marcar uma entrevista, contar sua história e fazer parte do museu. É um verdadeiro deposito de memórias, que permite que uma pessoa comum possa guardar uma parte de sua vida para a posteridade.
Eu amei a proposta e sugiro uma visita virtual ao site do museu e, quem sabe uma ida até a sua sede para uma entrevista?

6 comentários:

Sindy disse...

Natty
Gostei tanto do post que linkei lá no Bloguinfo!
Temos que divulgar estas iniciativas e aproveitar as oportunidades.
Quando for a São Paulo não deixarei de conhecer!
Abçs
Sintian

Natania A S Nogueira disse...

Vale a pena ir lá e conferir o trabalho deles. Pretendo voltar, assim que possível para fazer um curso ou usar o acervo.

Anônimo disse...

Oi! O Yahoo! Busca Educação publica sugestões de como usar o conteúdo do Museu da Pessoa na sala de aula na nossa seção Dicas. Visite-nos qualquer hora e diga o que acha.

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Natânia
Vi um post seu na lista blogs educativos e adorei o conteúdo de seu blog. Como leciono História e Sociologia da educação seu blog me caiu como uma luva. São de iniciativas assim que nosso país precisa para incentivar e promover o ensino de uma maneira aberta, livre e atrativa. Parabéns
Vou visitar virtual// o Museu da pessoa, acho que é uma atividade que me renderá um maravilhoso artigo.
Abraços e continue com esta maravilhosa atividade!!!!!

Profª Semíramis Alencar
http://educandooamanha.blogspot.com

Natania A S Nogueira disse...

Vou fazer uma visita sim, Renata. obrigada pela dica!

Natania A S Nogueira disse...

Oi Semiramis!
Que bom que vc gostou do blog. Ele é atualizado uma ou duas vezes por mês. Pode participar ou mandar sugestões se quiser.
:-)