quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

MINHA RETROSPECTIVA DE 2025

Ao final de todo ano, desde bem nova eu listava em um caderninho  que tinha acontecido comigo ao longo do ano que estava encerrando e o que eu gostaria que acontecesse no ano novo. Coisa boba de adolescente. Mas tarde comecei postar no Blog algumas considerações sobre os finais de ano e fazia até uma relação das postagens mais lidas. Não sei quando, mas parei de escrever sobre isso. 

Na verdade, parei de fazer muitas coisas. Constatar isso me fez refletir sobre muitas coisas e escrever me ajuda a aprofundar essa autorreflexão. Então resolvi retomar o hábito de fazer um balanço do ano, na véspera do ano novo e listar minhas periféricas de 2025. Aliás, fiquei até surpresa com a quantidade de coisas que aconteceram, e muitas eu já tinha até esquecido.

Para recuperar essa memória, eu recorri às redes sociais, onde eu registrei ao longo do ano uma série de atividades e fui rememorando pouco a pouco. Montei uma linha do tempo, que começa em janeiro de 2025 e vai até dezembro de 2025.

JANEIRO - Passei férias na Europa com um grupo de amigos. Organizei toda a viagem ao longo do ano de 2024. Éramos oito, saindo do Brasil, e encontramos um amigo em Lisboa, que se uniu ao grupo. Partimos de São Paulo dia 13 de janeiro e retornamos 3 de fevereiro. Fomos a Portugal e França, com uma programação intensa de 20 dias. Em Portugal, eu destacaria nossa ida a Beja, para participar de um encontro na Bedeteca, organizado por mim em parceria com Paulo Monteiro, no dia 18 de janeiro. Foi o primeiro evento da ASPAS fora do Brasil.

Beja - Portugal, 18 de janeiro de 2025.

Fomos para a França no dia 20 de janeiro para fazer um tour pela Normandia. O ponto final era Monte Saint-Michel, lugar que eu tinha vontade de visitar já há algum tempo. Alugamos três automóveis e começamos a aventura. Retornamos a Paris no dia 24 de janeiro, onde passamos alguns dias e, de lá, e 28 de janeiro fomos para Congnac, que foi nossa base para o Festival Internacional de Bande Dessinée de Angoulême, que começou no dia 29 de janeiro (para nós que somo profissionais começa um dia antes). Em Angoulême tivemos mais uma atividade acadêmica, no dia 30 de janeiro. uma apresentação com a participação de pesquisadores e gestores dia EUA, Espanha, Suécia, Portugal e Brasil, na Cité de la BD.

Monte Sant-Michel, França, 23 de janeiro de 2025.

FEVEREIRO - Eu concluí o meu pós doutorado em Letras pela UEMS e em março eu comecei meu pós-doutorado em História, na mesma universidade.

MARÇO - Ainda em março tive uma aventura em família com a minha mãe, um passeio de fim de semana em Guapimirim e em Teresópolis, com direito a visitar minha ex-orientadora, Mary Del Priori.

ABRIL - Fui a um mega show de K-Pop no Morumbi a convite da amiga Fani, Show do Stray Kids, dia 7 de abril. Uma baita experiência, em um estádio com mais de 60.000 pessoas. De brinde, viajei na ida no avião da Gol do "Chico Bento". Ainda em abril, eu saiu minha primeira publicação do ano, um capítulo no livro História e Linguagens: pesquisas em quadrinhos e cinema. Fui também, à Feira Literária Internacional de Tiradentes, FLITI, dia 12 de abril e aproveitei para conhecer Bichinho, dia 13 de abril.

Morumbi, 6 de abril, Show do grupo Stray Kids.


MAIO - No dia 3 de maio eu parti para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para participar de atividades do meu pós-doutorado durante uma semana. Em maio ainda participei da Semana dos Museus, no dia 16, falando sobre bibliotecas e arquivos digitais. No dia 25 de maio, recebi uma revistas suíça, em esperando, na qual eu publiquei um texto juntamente com o amigo Nataniel Gomes, em esperanto (minha segunda publicação do ano). No no dia 29 de maio, tomei posso como membro da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras (Afesmil). Fechei o mês com a festa de 80 anos da minha tia, Marly Nogueira.

JUNHO - Em 11 de junho teve início o VII Entre ASPAS, encontro da Associação de Pesquisadores em Arte sequencial, em Leopoldina, Ei fui uma das organizadoras. Ao final do encontro eu entregue a Coordenação Geral da ASPAS à Nataniel Gomes. No dia 16 de junho lançamos o livro "Super-Heróis, política e identidades", do qual sou uma das organizadoras. Na semana seguinte, no dia 18 de junho eu participei como convidada em um dos painéis da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, no dia 18 de junho, juntamente com Sidney Gusman e Jal.

Com Sidney Gusman e Jal, no dia 18 de junho de 2025.

JULHO - Foi um mês menos intenso, participei do 33º Simpósio Nacional de Historia levando a experiência de trabalhar com História Local e Educação Patrimonial na formação de professores em Leopoldina (MG), apresentando no dia 16 de julho. Reencontrei amigas queridas que náo via há tempos, como Luciana e Martinha. No dia 22 de julho, lançamento do meu segundo livro este ano Lançamento, "Quadrinhos, pesquisa e educação".

AGOSTO - No dia 9 de agosto eu participei de uma visita guiada ao Museu da Caricatura, no Rio de Janeiro, organizada pela professora Cláudia Mesquita. Dia 16 de agosto participei da Jornada do Patrimônio, em Leopoldina (MG). Dia 19 de agosto eu já estava participando das Jornadas Internacionais de quadrinhos da USP. Dia 20 de agosto fiz minha a apresentação e dia 21 de agosto participei do lançamento de livros. No dia 24 de agosto fui ao encontro sobre quadrinhos e mulheres organizado pela Conceição Pires, na UGRA, na Consolação. Aproveitei o tempo livre para ir a várias exposições, como do Ziraldo, no CCBB, do Raul Seixas, no MIS, e uma exposição maravilhosa de Hip Hop, Sesc 24 de Maio. No dia 28 e agosto Recebi semana passada a publicação da Antologia da Academia Lavrense de letras com 2 textos meus: "Moneypenny e a representação das mulheres no universo de James Bond" e "O rapto como estratégia amorosa nas Minas Gerais do século XIX".

Saindo da USP, a noite, com os amigos.

SETEMBRO - Dia 9 de setembro foi o lançamento do álbum "Curiosidade" de Cecília Capuana, em São Paulo. Fiz a introdução e participei do processo de produção. Infelizmente não pude ir, pois estava ainda me recuperando de uma infecção respiratória que contraí durante as Jornadas Internacionais de Quadrinhos. Participei juntamente com Amanda Almeida, 10 de setembro, de uma atividade 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada no Museu Espaço dos Anjos, em Leopoldina, com a presença dos jovens participantes do Parlamento Jovem. O tema foi “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”, convidando a comunidade a refletir sobre como os nomes das ruas e lugares guardam memórias, fortalecem identidades e conectam patrimônio cultural e natural. Organizei e participei como apresentadora do Encontro Internacional "Patrimônio Documenta e Cultura Visual" um evento realizado pela Pós-graduação em Letras e História da UEMS e a ASPAS. Jornada Estadual do Patrimônio Cultural do Mato Grosso do Sul (2025) - Caminhos De Memória: Territórios, Saberes e Resistências, de 15 a 19 de setembro.

OUTUBRO - No dia 4 de outubro foi o lançamento do livro "Quadrinhos, conceitos e linguagens", do qual sou organizadora e autora. No dia 15 de outubro, foi publicado o meu trabalho sobre Educação Patrimonial, nos anais do 33º Simpósio Nacional de História da ANPUH. No dia 25 de outubro eu participei da FLILavras, com palestrante e aproveitei para dar uma esticada no dia 26 de outubro em São João Del Rei. Fui junto com as amigas Eva Aparecida, Cristiane Magalhães e Maiara Alvim.

Declamando poesias no encerramento da FLILavras, dia 25 de outubro

NOVEMBRO - Seis de novembro eu apresentei um trabalho durante o 2º Quatrital, evento online realizado pela UnB. No feriado de 15 de novembro fui ao espetáculo "Guibli in Concert", com a amiga Débora e ainda aproveitei as comemorações dos 200 anos do Parque da Luz. No fia 27 de novembro eu e Amanda Almeida participamos hoje da gravação de um programa da Rede Minas, em Providência, distrito de Leopoldina.

DEZEMBRO - No dia 2 de dezembro eu realizei a conferência a de abertura do X Fórum Discente e VI Fórum e Egressos do PPGH- UNIVERSO. Dia 19 de dezembro foi lançamento do livro "Pensamentos Poéticos" do ex-aluno Lucas Dierverson, que eu ajudei a produzir. E para fechar o ano, eu recebi uma Menção Honrosa do Projeto Boas Práticas 2025, projeto que que desenvolvi juntamente com a professora Eva Aparecida da Silva . Ficamos em primeiro lugar com um trabalho que realizado no primeiro semestre, com  alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, do CEM Maria Luiza Junqueira Ferraz, em Leopoldina (MG)

Nenhum comentário: