domingo, 26 de agosto de 2018

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O IV FNPAS

Este ano foi realizado, entre os dias 25 e 27 de julho, o IV Fórum Nacional e Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS), no Instituto Federal Fluminense, de Macaé (RJ). O evento teve como coordenador o fanzineiro e pesquisador da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), Alberto de Souza, que possuí uma projeto de fanzinoteca no IFF Macaé. O tema do encontro foi “Quadrinhos e diversidade”.

A escolha do local respeitou a principal diretriz do FNPAS, que é a de evitar grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, que já sediam anualmente encontros acadêmicos sobre quadrinhos. A ideia é levar a pesquisa e os debates sobre quadrinhos para a periferia. Tanto que, em 2012, o primeiro encontro ocorreu em Leopoldina (MG), em 2014, em São Leopoldo (RS); em 2016, em Goiânia (GO).  Daí, a proposta de se fazer o encontro de 2018 no Instituto Federal Fluminense, na cidade de Macaé, no interior do Estado do Rio de Janeiro, foi muito bem-vinda e rendeu um dos mais proveitos encontros acadêmicos realizados pela ASPAS.
Estudantes e professores do IFF Macaé assistindo à Palestra do abertura, realizada por Valéria Fernandes
 E foi um encontro especial, pois resgatou a memória do FNPAS ao ser realizado em uma escola técnica. Foi muito agradável e recompensador poder estar entre alunos  e professores do ensino médio. Eles não apenas participaram de palestras, oficinas e comunicações, como também protagonizaram exposições e apresentações culturais. E falando de exposição, os alunos do IFF Macaé, juntamente com os professores de língua portuguesa, prepararam um exposição de quadrinhos que deixou muita gente de queixo caído. 

Exposição de quadrinhos dos alunos do IFF Macaé
É importante, especialmente nos dias de hoje, que os jovens tenham contato com o meio acadêmico de forma a desmistificá-lo. Do mesmo modo, os pesquisadores precisam ser lembrados da sua função social que é justamente possibilitar o acesso ao conhecimento, por professores e alunos da educação básica.

Portanto, eu gostaria de colocar como ponto alto desta quarta edição do IV FNPAS justamente a participação de estudantes do ensino médio e tecnológico do IFF, dos professores e dos funcionários técnico-administrativos, que se desdobraram para que os trabalhos pudessem transcorrer da melhor forma possível e se tornaram nossos parceiros no evento.


Lançamento de livros e Fanzines durante o IV FNPAS
Um evento acadêmico onde se podia assistir um debate intenso entre uma estudante do ensino médio com um doutor, dono de uma cadeira universitária. Onde jovens pesquisadores apresentavam suas experiências em sessões de comunicação que surpreenderam pela originalidade de muitos dos trabalhos. Um ambiente intimista, bem característico dos encontros da ASPAS, contagiado pela dinâmica da rotina escolar.

É claro, eu tive meus momentos preferidos. Poderia falar sobre os trabalhos que eu mais gostei ou sobre como foi importante para a ASPAS o lançamento de dois novos livros este ano. Mas achei por bem não ser tão específica. 

Sessão de comunicação, durante o IV FNPAS.
Prefiro falar do que senti a partir do que vi. Eu senti um novo ânimo para continuar meu trabalho com pesquisa e uma necessidade maior de contribuir mais ainda com a formação escolar dos meus alunos. Foi gratificante ver tantas caras novas este ano e poder reencontrar velhos camaradas, que estão junto conosco desde o primeiro FNPAS.

Eu senti que, apesar de tudo que vem acontecendo no nosso país nos últimos anos, a ASPAS se fortaleceu não apenas como grupo, como associação, mas como espaço de resistência acadêmica e cultural, onde ainda podemos debater de forma democrática, deixar de fora as vaidades e mostrar que tudo pode ser convertido em conhecimento legítimo, desde que feito com seriedade. E é isso que a ASPAS faz.

Oficina com Edgar Franco e Danielle Barros na Fanzinoteca do IFF para a comunidade escolar.
Aproveitando, gostaria de agradecer a recepção que recebemos do diretor do IFF Macaé Netto Severino e o apoio da editora Peirópolis, que todos os anos nos envia brindes para serem distribuídos para os participantes. Agradeço especialmente a Alberto que nos convidou para sediar o IV FNPAS no IFF Macaé.

Foram publicados outros relatos mais objetivos do que o meu, como o da pesquisadora Valéria Fernandes, no blog Shoujo Café (clique aqui) e do quadrinista e youtuber Rapha Pinheiro (clique aqui), caso alguém queria saber mais sobre o IV FNPAS, a partir de outros pontos de vista. 

E finalizando, gostaria de convidar a todos e todas a participarem de dois outros encontros que teremos este ano. O ASPAS Norte (clique aqui para mais informações) e o IV Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial (clique aqui para mais informações).

Nenhum comentário: