domingo, 1 de setembro de 2013

A CHACINA DA LAPA - DITADURA MILITAR

Neste período eu me matriculei em uma matéria que trata da Ditadura Militar no Brasil. Eu confesso que não é um conteúdo que eu domine (e olha que sou professora há décadas) e que nunca me chamou atenção. Mas estou aprendendo muito e, acreditem, até gostando.

Quem é professor, ou tem qualquer outro tipo de profissão, sabe que a gente tem nossas preferências e acaba dando a elas mais atenção. Isso muitas vezes é um erro. Não há nada de errado em se especializar, muito pelo contrário, mas a gente tem que experimentar coisas "novas". 

No meu caso, está sendo muito bom. Agora nesse fim de semana eu estava lendo alguns textos para um trabalho sobre o PC do B e fiz uma descoberta. A Chacina da Lapa. Juro que não sabia nada sobre o assunto. Até porque, nono ano, quando trabalho o tema, normalmente não conseguimos fechar a matéria no final do ano ( é muito extensa). 

Bom, para quem, como eu, não sabe o que foi a Chacina da Lapa. Segue abaixo um pequeno esclarecimento:

Pedro Pomar

A Chacina da Lapa ou Massacre da Lapa foi uma operação do exército no comitê central do PCdoB, localizado no bairro da Lapa, em São Paulo. O comitê funcionava na ilegalidade e seus membros foram surpreendidos pela ação militar. No episódio morreram Ângelo Arroyo e Pedro Pomar. Outro dirigente, o economista João Baptista Franco Drummond, havia sido preso no dia anterior e, encaminhado ao DOI/CODI, foi assassinado[1].

Foto tirada no local da Chacina da Lapa
Fonte: http://www.apublica.org/2013/04/para-justificar-assistencia-militar-a-ditadura-eua-diziam-tortura-era-excecao/


Para saber mais sobre o assunto, eu fiz algumas buscas na internet e achei um vídeo com relatos de membros do PC do B. Não é longo, vale a pena tirar uns minutinho para ouvir.


[1] Chacina da Lapa. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacina_da_Lapa , acesso em 30/08/2013.

Nenhum comentário: