quinta-feira, 23 de setembro de 2021

GUERRA FRIA EM CHARGES: A GUERRA DA COREIA NAS PÁGINAS DA GAZETA DE LEOPOLDINA

Usei charges do jornal local, a Gazeta de Leopoldina, para trabalhar com questões relacionados ao uso da imagem durante a Guerra Fria, com destaque para a Guerra da Coreia. Confira o resumo:


Nesse trabalho fez-se uma análise do discurso contido no periódico “A Gazeta de Leopoldina”, jornal do município de Leopoldina em Minas Gerais. O período analisado corresponde ao ano de 1951, quando o jornal publicou uma série de charges sobre a Guerra da Coreia, com viés anticomunista. O objetivo é demonstrar como o jornal pode ser utilizado, tanto como fonte de pesquisa, quanto como recurso didático para se estudar determinados períodos da história. Metodologicamente, optou-se pela análise do conteúdo a fim de identificar a orientação ideológica do periódico. Buscou-se conceitualizar a charge, como arte gráfica e meio de expressão, inserindo-a nos campos da política e da ideologia. Em seguida, foram apresentados, exemplos de como ela foi utilizada como forma de propaganda comunista e anticomunista ao longo do século XX. Por fim, partiu-se para o foco principal do estudo, que é a análise das charges publicadas, com a preocupação de se apresentar tanto o contexto histórico geral, quanto efetuar uma análise do conteúdo publicado neste periódico, aliado aos interesses dos grupos aos quais ele atendia”.

 

O texto possuí versão em inglês e espanhol. Para ler o texto na íntegra, clique aqui!


Sobra Revista Cajueiro

A Revista Cajueiro foi criada no âmbito das ações do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações. Sua missão primordial é a disseminação de pesquisas, ações, políticas, boas práticas, além do debate de ideias sobre a formação de leitores e a cultura da leitura no Brasil, com ênfase na Ciência da Informação.

 

Seu objetivo principal é agregar conhecimento à Ciência da Informação e áreas afins, contextualizando socialmente os conteúdos e também estabelecendo o debate e a aproximação da academia com a sociedade e seus segmentos, as profissões voltadas para a formação do leitor e a produção de leituras.

 

O público-alvo da Revista Cajueiro é formado pelos pesquisadores acadêmicos, docentes, bibliotecários, documentalistas, arquivistas, profissionais da informação, gestores e dirigentes de sistemas e unidades de informação (Bibliotecas, Gibitecas, Arquivos, Pontos de Leitura, Centros Culturais), editores, assim como professores, educadores, terapeutas da leitura, contadores de histórias, e lideranças sociais e políticas vinculadas a disseminação de práticas leitoras e ao fortalecimento da cultura da leitura.

 

Os temas em vista para a publicação na Revista Cajueiro são: Documentação e Gestão da Informação; Formação do Leitor e Cultura da Leitura; História e Cultura Editorial; Leitura Pública e Políticas de Leitura; Mediação de Leitura e Letramento; Narrativa Sequencial Gráfica em análise; Narrativa Sequencial Gráfica em Exposição; Temática Interdisciplinar em Ciência da Informação.

 


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