sábado, 29 de fevereiro de 2020

OS SUL-COREANOS JÁ PREVIAM A EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS?


Assisti recentemente a uma série coreana  chamada "Terius Behind me" (내 뒤에 테리우스). É uma daquela séries de ficção para a gente relaxar no final se semana. Conta a história de um espião acusado injustamente de traição, que busca por vingança e que, no meio disso, se envolve com uma dona de casa e seus dois filhos pequenos (essa é a parte cômica). 

No enredo, uma trama que envolve espionagem, política e a indústria bélica da Coréia do Sul e da China. Uma mistura de filme de ação/espionagem, com uma comédia leve.  A série foi exibida em exibida na Coréia do Sul, com muito sucesso, entre 27 de setembro a 15 de novembro de 2018, tendo como protagonistas o ator e rapper So Ji Sub e a atriz Jung In-Sun

So Ji Sub e Jung In-Sun
Não tem aquela história de que a "vida imita a arte?". Pois é, mais do que nunca eu acredito nisso. Lá pelo episódio 20 eu simplesmente pulei da poltrona para escrever esta postagem. Por que? Preparem-se para um spoiler: em um dos episódios a organização secreta, cujas  conspirações quem servem, de pano de fundo para a a série, tenta usar uma versão aprimorada do coronavírus durante um atentado. O objetivo é forçar o governo a comprar uma vacina fabricada por um laboratório farmacêutico. 

O K-drama foi exibido no segundo semestre de 2018. Vamos supor que as gravações começaram no final de 2017 e que o roteiro foi escrito entre 2017 e 2016. No mínimo, há 3 anos atrás, o coronavírus já era considerado relevante os suficiente na Ásia para se tornar tema de uma narrativa ficcional.  Um amigo comentou comigo que desde 2007 já havia estudos sobre a possibilidade do vírus provocar uma epidemia.Então, imagino que material para transformar isso em ficção não faltou. 

O mundo pode ser pequeno, como diz o ditado, mas certamente nós do Ocidente, temos um remoto conhecimento do que acontece no Oriente. Talvez por isso o pânico causado pelo coronavírus, neste início de 2020, tenha ganhando proporções tão grandes enquanto que lá, vejam só, já era tema de série de TV há dois anos atrás. 
Os atores mirins surpreendem e roubam a cena!
Mas sobre a série em si, recomento. Ela é divertida.Destaque para as crianças: elas são encantadoras. Elas são encantadoras e muito naturais. Acompanharam muito bem os adultos (ou seria o contrário?) e deram uma equilibrada na narrativa, que ficava mais leve quando elas estavam em cena. Coloque em mente que a série não vai oferecer ao expectador aquela tensão romântica característica dos k-dramas. Em contrapartida, há muita ternura entre os personagens, sejam crianças ou adultos.

"Terius behind me" tem alguns clichês básicos, claro, mas muitos momentos ternos e surpreendentes. A atriz Jung In Sun trabalha muito bem. Quanto a So Ji Sub, eu tenho opiniões contraditórias com relação a ele. Acho que ele é adequado para os papeis que faz (vi mais uma série além desta com ele), mas não é um ator para o qual eu daria prêmios. Mas ele construiu uma carreira sólida no mundo pop, cantando, posando para fotos e sabendo escolher suas participações em séries. Já passou dos 40 anos e mantem sua popularidade, algo muito difícil para a maioria dos atores sul-coreanos, que depois de certo tempo são descartados pela indústria do entretenimento. Isso merece respeito. 

Nenhum comentário: