domingo, 17 de dezembro de 2023

MINHA TESE FOI PREMIADA NO HQ MIX

 

Finalmente consegui fôlego para falar sobre a minha premiação no 35º HQ MIX, que ocorreu no dia 06 de dezembro, no SESC 24 de maio, em São Paulo. Pois é, minha tese de doutorado, que analisa a revista francesa Ah! Nana e o movimento feminista na Franca, na década de 1970 recebeu o prêmio de melhor tese, por unanimidade (palavras de Sônia Luyten durante a premiação). 

Pois é, a ficha ainda não caiu totalmente. 

Eu olho para o troféu e me questiono: "É meu mesmo?".

Com Dani Marino
Isso tudo porque meu doutorado foi muito diferente do meu mestrado. O mestrado foi relativamente fácil e eu estava muito segura do que eu queria realmente fazer. Tanto que, quando fiz minha qualificação minha dissertação estava praticamente pronta. Já no doutorado foi diferente. Foi tenso, eu passei por bloqueios criativos, troquei de orientadora no meio do caminho, fiquei insegura e me questionava sobre minha escolha de tema. Mas meti a cara e corri atrás do prejuízo. 

Com Sabrina da Paixão

Já que eu tinha me decidido sobre falar sobre a história e os quadrinhos na França, eu não iria recuar. Não é da minha natureza deixar uma coisa pela metade. Mas parece que o universo conspirou a meu favor. Eu conheci muita gente que me ajudou e  motivou. Pessoas se aproximaram de mim para oferecer ajuda, olha que coisa! Rompi barreiras de idioma e consegui o máximo que eu pude dentro dos limites que eu tinha. Sinceramente, as pessoas acreditaram mais do que eu. 

O doutorado foi sofrido mas o resultado foi maravilhoso. Ao ver minha tese pronta eu me senti recompensada  pelo meu esforço e pelo meu trabalho.

Com Sônia Luyten
Receber o prêmio foi muito mais do que eu poderia esperar, de várias formas. Eu me emocionei com a alegria dos amigos. Não sabia que era querida por tanta gente. Vi pessoas comemorando como se elas tivessem ganhado.  Minha diretora, assim que soube, disse que iria comigo receber o prêmio do meu lado. Ela e uma outra amiga querida da escola, Elizandia, cobriram os gastos com a viagem (que não foi pequeno) para poder estar do meu lado no dia da entrega. Muitos amigos e  familiares largaram o estavam fazendo, para comparece à entrega do troféu. E não foi pouca gente. 

Com Claudia e Elizandia
Isso foi o maior prêmio: o reconhecimento por parte dos meus pares e o carinho recebido dos amigos, amigas e familiares, antes, durante e depois da premiação. Por tudo isso valeram 4 anos de pesquisa e escrita. Por tudo isso valeu meu diploma, que é tanto meu quando de vocês, assim como esse prêmio que eu dedico a todos e toda que acreditam em mim, muito mais do que eu mesma.

Muito obrigada aos avaliadores que viram potencial na minha pesquisa, muito obrigada a quem acreditou e acredita em mim. É isso que motiva acordar todo dia, a ler, escrever e produzir conteúdo. Uma tese não se escreve sozinha, ela é escrita por mãos invisíveis, as mãos de quem acredita e apoia o pesquisador/a na sua jornada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dizer da minha admiração e carinho por você é repetir e reafirmar nossa amizade, sentimento e convivência surgida em novembro de 2011 quando aqui cheguei de mudança.
Você é uma profissional em quem procuro como modelo a ser seguido, imitado. Como amiga, uma das pessoas mais interessantes e íntegras que tive o privilégio de conhecer em todas as minhas muitas décadas de vida e de lugares onde vivi.
Parabéns, Natania, pelo exemplo irretocável de ser humano que você é. Receba minha admiração e afeto, hoje e sempre.