quarta-feira, 30 de março de 2022

MAIS CHANTAL MONTELLIER NO BRASIL

Recentemente eu fui convidada pelos editores da Comix Zone para escrever a apresentação de um obra que traz uma coletânea de quadrinhos de uma autora que eu admiro muito, Chantal Montellier. Na verdade, a própria Chantal recomendou meu nome, o que me deixou muito emocionada. Conheci Chantal Montellier em janeiro de 2015, quando estava buscando material para compor um capítulo de livro que eu estava escrevendo.

Pesquisando autoras francesas eu caí justamente no site de Montellier e comecei a olhar os releases da suas obras. Fascinada, entrei em contato com a autora e, por surpresa, fui prontamente respondida. Daí em diante, foram muitas conversas por e-mail e encontros que ocorreram na França e mesmo aqui no Brasil, quando a autora foi convidada a participar de uma das edições da SIQ, organizadas pela ECO - UFRJ. 

A amizade com Chantal Montellier me abriu muitas portas, tanto no Brasil quanto na França. Passei a ser correspondente  de uma revista francesa, a Papiers Nickelés; comecei a me interessa por aquela que se tornou o tema da minha teses de doutorado, a revista Ah! Nana e conheci pessoas incríveis como Cecília Capuana. Eu poderia listar aqui muitas coisas mas diria que a maior delas foi meu amadurecimento como leitora e como pesquisadora. 

Por isso eu quero aqui recomendar essa obra, intitulada Social Fiction, para quem quiser ler um tipo de quadrinho que consegue romper com muitas paradigmas. São HQs adultas, que lidam com temas profundos e que nos coloca a refletir sobre aspectos da nossa realidade. Eu particularmente, estou muito feliz com essa publicação e gostaria que muitas outras viesse. Dependesse mim, todas as obras de Chantal seriam publicadas no Brasil. Então, se você gostar de algo que foge da narrativa convencional, curte quadrinhos que tratam de temas políticos e sociais, leia Chantal Montellier e descubra um estilo diferente de quadrinhos francês.

Link para a pré-venda aqui!

Nenhum comentário: