Melhor do que postar uma notícia ou uma descoberta que eu fiz é poder repassar a de um leitor, que se interessou pelo conteúdo do blog e ele mesmo fez sua pesquisa.
Recebi o e-mail de um leitor do blog. Leia o relato dele:
Hoje “passeando” nos jornais antigos do Leopoldinense - 26 de janeiro de 1882 – achei uma noticia , em anexo, que acredito ser uma das primeiras PPP (Parceria Publica Privada ) do Brasil: uma lei concedendo o privilégio por 50 anos para a construção e cobrança de pedágio de uma ponte sobre o rio Pomba , inclusive garantindo uma zona de 6 Km acima e abaixo onde não seria permitido a construção de outra ponte. Após o prazo de 50 anos a ponte passaria ao domínio da província : uma perfeita Parceria Publica Privada.
Trecho pesquisado (O Leopoldinense, n. 07, 26 de janeiro de 1882, p. 03) |
Estou, sempre que posso,vasculhando os jornais disponíveis na Biblioteca Nacional e não há uma vez que eu não encontre alguma coisa peculiar ou uma nova informação. E são, muitas vezes, naqueles notícias minúsculas que se escondem dados que podem levar à questionamentos, hipóteses e, mesmo, a uma pesquisa mais ampla.
Quando trabalhamos no projeto "Fragmentos da História" foi nisso que pensamos, em construir a história local a partir de pequenos fragmentos. Informação gerando conhecimento.
Ao receber este e-mail eu fiquei sensibilizada. Uma pessoa se interessar por conhecer melhor o passado, não por um livro, mas por uma fonte produzida em dado período, compartilhando a informação e saboreando o prazer da descoberta é, no mínimo,recompensador e, também, estimulante. Eu só tenho a agradecer a este leitor em especial por ter deixado minha semana muito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário