terça-feira, 13 de agosto de 2013

VALORIZANDO A CULTURA POPULAR EM LEOPOLDINA: CUMBUCA


Ás vezes o maior pecado é a falta de conhecimento, mesmo que involuntária. Eu me senti hoje uma pecadora porque não conhecia o trabalho do pessoal do Cumbuca. Para falar a verdade, eu acho até que já tinha feito uma visita ao site, há algum tempo, mas de forma corrida, sem dar a ele a devida atenção. O que, por sinal, torna meu pecado pior.

O que ele tem de especial? Ele é um site dedicado à cultura popular de Leopoldina. Um trabalho muito bonito, que reúne informações, imagens e relatos de quem participa de manifestações como a folia de reis e o congado. Gente nosso, fazendo uma coisa linda que muitas vezes, na escola, quando vamos pesquisar acabamos usando como referência grupos e pessoas de outra cidade.

Agora, em pleno mês do folclore, que fonte maravilhosa para se trabalhar com os alunos na escola. Falar o folclore, das tradições, dos costumes locais é muito mais interessante e traz a cultura popular para dentro da sala de aula não como algo que se lê nos livros, mas que se pratica na vida, alí do lado, no bairro vizinho, na área rural (que em Leopoldina nem sempre é tão distante assim).

Então, fica dica: http://cumbuca.org.br/, acesse, leia e conheça mais sobre nossas tradições.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei, Natânia! Agradecida pelo incentivo! É bem essa nossa intenção: falar da cultura popular de uma forma que não se lê nos livros, estagnada, mas da vida que dela emana. Viva a cultura popular!
Abraço,
Rosenilha