segunda-feira, 19 de agosto de 2013

HOJE É DIA DO HISTORIADOR


O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Historiador, profissional que pode atuar no âmbito da educação, como professor, ou se dedicar à pesquisa. Ele também tem o papel de subsidiar ações, arquivos, museus e investigações arqueológicas.

Quem é o historiador, afinal? 

Desde antes de me formar na faculdade ouço as pessoas se apresentando como historiadores. Professor de História, então, adora fazer isso. Eu, particularmente, me tornei historiadora anos depois de formada, quando fiz minha especialização. Foi ali que eu comecei a entender e a praticar o ofício de historiadora. Quase 20 anos depois ainda acho que tenho muito que aprender. Afinal, historiador é aquele que coloca a mão na massa e que busca um constante aprimoramento por meio da pesquisa e da leitura. Ter um diploma não faz de ninguém historiador. 

E alguns dos melhores historiadores que eu já conheci, imaginem, nem eram formados em história. O historiador é aquele que encara a história de forma ao mesmo tempo séria e serena. Séria  poque sabe que tem compromisso com seu objeto de estudo, que não pode se render às paixões avassaladoras e por entender que o registro da sua pesquisa (seja por meio de livros, dissertações, teses ou simples artigos) poderá servir de arcabouço para pesquisas posteriores. Serena, porque deve manter sempre um grande equilíbrio, fugir da tentações e vaidades, muito presentes no meio acadêmico.


Assim, caro historiador, parabéns pelo seu dia e pelo seu trabalho, que vi durar enquanto dure a espécie humana.

Nenhum comentário: