quarta-feira, 4 de julho de 2012

Apresentação de comunicação na UNICAMP

Ontem apresentei minha comunicação no GT Diversidades de linguagem e práticas na sala de aula, durante o VIII ENCONTRO   NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA. Entre os trabalhos apresentados havia temáticas relacionadas a quadrinhos, música e uso de imagens na sala de aula. A coordenadora foi a professora Geni Rosa Duarte (UNIOESTE).


Seguem os slides que usei e o resumo da comunicação. O texto eu postarei em breve.



HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Natania Aparecida da Silva Nogueira*
Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado
Colégio Imaculada Conceição


O ensino de História tem passado por uma grande renovação nos últimos anos. Novos instrumentos de trabalho têm oferecido aos professores novas perspectivas de trabalho com temas considerados até então esgotados. Juntamente com a pesquisa, que vem se expandindo na área de metodologia também estão se tornando comuns o uso de recursos midiáticos e imagéticos. Um destes recursos são as Histórias em Quadrinhos que vem sido cada vez mais valorizadas como uma forma de incentivo à leitura e ao ensino. Reforçando esta tese, temos a produção cada vez mais intensa de histórias em quadrinhos enfocando temas históricos e literários. Os quadrinhos educativos têm invadido as prateleiras de livrarias e ganhado cada vez mais espaço nos catálogos de editoras tradicionalmente voltadas para a produção de material didático. Mesmo quadrinhos que não foram intencionalmente criados para serem utilizados nas salas de aula podem oferecer ao professor material para aulas criativas e dinâmicas. No presente trabalho pretende analisar este material, disponível no mercado editorial brasileiro e relatar os avanços conquistados com o uso de quadrinhos com alunos do ensino fundamental e realidades adversas.

Palavras-chaves:  história, quadrinhos, ensino



* Graduada em História pela FAFIC/Cataguases, especializada em História do Brasil pela UFJF, professora do Ensino Fundamental nas redes pública e privada, coordenadora do projeto Gibiteca Escolar na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado (vencedor do Prêmio Professores do Brasil de 2008),  membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, de Leopoldina.
******
Tenho disponível, também, os slides do meu minicurso e da Valéria Fernandes. Basta clicar aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: