terça-feira, 29 de novembro de 2011

CAFEICULTURA E POLICULTURA EM LEOPOLDINA (1930-1950) - ACERVO COOPLESTE

No acervo da Coopleste existem diversos títulos dedicados à agropecuária, muitos deles monografias impressas, cartilhas explicativas e manuais para agricultores e criadores. Uma boa parte desta material são publicações científicas. Destaque para uma série de “cartilhas” publicadas pelo Ministério da Agricultura/Serviço de Informação Agrícola, no início da década de 1940, durante o Estado Novo (ditadura de Getúlio Vargas).

Estas publicações possuem uma  média de 20 páginas cada e pertenciam ao Serviço de Fructicultura de Leopoldina. Nota-se um interesse em se incentivar a policultura em Leopoldina, que já havia sido expresso décadas antes por José Monteiro Ribeiro Junqueira (Na Gazeta de Leopoldina, já nas primeiras décadas do século XX editoriais e notas estavam direcionadas à necessidade da policultura no município).

Um exemplo é “A Noz do Brasil”, publicação do Ministério da Agricultura de 1943.

a noz do Brasil

Entre os anos de 1930 e 1940 está presente uma rica bibliografia acerca do café, inclusive muitos periódicos especializados (como diversos números da Revista do Instituto de Café de São Paulo), a quantidade deste material diminui durante a década de 1940, quando, ao que parece, o interesse pela cafeicultura vai diminuindo gradativamente.

Nenhum comentário: