Saiu um artigo meu na Revista Polyphonía, resultado de um trabalho que desenvolvi com a amiga Lucilene Nunes, sobre ensino de História Local e Educação patrimonial. O título é Os desafios para a construção de uma história local - o caso de Leopoldina, Zona da Mara de Minas Gerais.
(Revista Polyphonía. Revista de Educação Básica do CEPAE/UFG. V. 21, n.1, p. 229 – 242, jan.jun.2010)
Resumo: Ensinar história é um desafio enfrentado no dia a dia do professor. Cabe a ele socializar, em sua prática docente, os conhecimentos adquiridos na faculdade. Este conjunto de habilidades adquiridas durante sua experiência profissional possibilita ao mestre tornar o ensino de história mais próximo e interessante ao educando. Não existem fórmulas pré-estabelecidas, mas um conjunto de habilidades que podem e devem ser colocadas em prática pelo mestre em suas aulas. A este profissional cabe a função de ensinar e, ao mesmo tempo, produzir a história, principalmente aquela que possibilite ao educando se interagir mais diretamente com o que é ensinado, como o estudo da história local, meio de aproximar cada vez mais o aluno da história de sua localidade e da sua vivência. Neste artigo, iremos abordar o uso do ensino baseado na História Local como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas, ao mesmo tempo, a um ensino de história comprometido com a formação social do estudante e com o debate acerca de temas fundamentais de toda uma comunidade, como a preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico. Iremos utilizar, como estudo de caso, o município de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais, que, a partir do ano de 2008, decretou obrigatoriedade do ensino de história local em suas escolas municipais.
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