sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tese de doutorado: A República e seus símbolos: a imprensa ilustrada e o ideário republicano. Rio de Janeiro, 1868-1903.


A pesquisa foi desenvolvida em nível de doutoramento por Aristeu Elisandro Machado Lopes, no Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Dr. Cezar Augusto Barcellos Guazzelli.

A pesquisa de doutorado teve por objetivo analisar como o ideário republicano foi tratado nas páginas de humor dos periódicos ilustrados que circularam na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. A imprensa ilustrada teve um amplo desenvolvimento na época do Segundo Império, circulando ao lado de jornais diários e literários. Os mais diversos assuntos da vida da Corte eram noticiados por esses jornais, com destaque para as atividades políticas. A pesquisa vai analisar especificamente títulos como Semana Illustrada (1860-1876), A Vida Fluminense (1868-1875), O Mosquito (1869-1877), O Mequetrefe (1875-1893), Revista Illustrada (1876-1898) e Don Quixote (1895-1903).

Num primeiro momento, a tese discute os princípais periódicos que acompanharam as atividades republicanas ao longo de sua campanha até a Proclamação da República, em 1889. Em seguida, direge sua análise para averiguar como a simbologia foi aproveitada para tratar não mais da campanha em prol do novo regime político e sim do governo republicano no Brasil. Conclui que, desde os anos 1870, quando o ideário republicano começou a fazer parte da vida política brasileira, até a primeira década republicana, nos anos 1890, os símbolos foram usados pelos artistas em suas produções, evidenciando a importância dos periódicos ilustrados para a análise da história política no Brasil.

Versão integral da tese de doutorado pode ser obtida no seguinte endereço eletrônico: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/23233.

PARTES DO TEXTO POSTADO PELO PROFESSOR WALDOMIRO VE3RGUEIRO NO BLOG DO OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA, BASTA CLICAR AQUI!

Nenhum comentário: