quinta-feira, 29 de julho de 2010

Balanço geral de atividades e de produção

A pedido da amiga Nilza - que alega ser o blog o lugar onde ela fica sabendo meus percursos profissionais -, estou aqui para fazer um relato dos últimos acontecimentos, das minhas últimas pesquisas e dos possíveis projetos futuros. Apesar do tom pessoal, não se trata exatamente de compartilhar experiências, mas relatar alguns progressos.

Pois bem, como os leitores do blog bem sabem, eu passei uma semana em Uberlândia, na Universidade Federal, participando do Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH/MG. Particularmente, gosto muito desses encontros. Eles são melhores do que os encontros nacionais - aliás, o próximo encontro nacional será em São Paulo, na USP (se não engano). Tenho motivos para essa preferência.

O primeiro, é o fato de poder encontrar pesquisadores mineiros. Nos encontros nacionais, por serem mais amplos e menos concentrados em um espaço específico, fica bem mais difícil. O segundo, é poder encontrar material bibliográfico sobre MG, com mais facilidade. Lançamentos de livros e revistas sempre oferecem alguma coisa que a gente procura nas grandes livrarias ou na Internet e nem sempre encontra.

No encontro eu ministrei um minicurso, juntamente com Valéria Fernandes, sobre quadrinhos, pesquisa e ensino, que já divulguei com bastante detalhes durante a semana passada, e participei de um Simpósio Temático sobre Ficção e História, coordenado magistralmente pelos colegas do Piauí e de Pernambuco, respectivamente, Edwar e Jailson. Foi muito interessante. Num primeiro momento eu achei que talvez estivesse deslocada naquele grupo, mas foi impressão passageira. Era exatamente alí que eu deveria estar. Gostei muito. Lamento ter perdido a última tarde, quando fui ao centro da cidade atrás de monumentos históricos que acabei não encontrando. Uberlândia não é exatamente um cidade turística.

No simpósio fiz uma apresentação sobre Walt Disney, sua produção durante a II Guerra e a gênese do Zé Carioca. O retorno dos colegas foi muito bom, e eu voltei cheia de novas ideias para trabalhar o tema. Aliás, ideias não me faltam. Ah, e para alegria e surpresa de todos, nosso coordenador, Edwar, anunciou que nossos trabalhos irão sair em um livro, que será publicado - possivelmente - pela Universidade Federal do Piauí, com lançamento provável para 2011, duranto o Simpósio Nacional de História da USP.

Como boa caçadora de trabalho que eu sou - parece patológico - estou no momento eu estou envolvida com pesquisas em várias vertentes:

  • Quadrinhos e pesquisa histórica
  • Quadrinhos e ensino
  • História local
  • História oral
  • Biografias de professoras
Pretendo ir fechando todos eles, um por vez, para poder recomeçar. O último, sobre biografias, tem sido quase que um hobby. Vou apresentar um texto no Fazendo Gênero 9, agora no mês de Agosto. Minha tristeza é que acho que enviei o texto errado para publicação (acho não, tenho certeza). Esta semana eu estava lendo o texto e, de cara, encontrei vários erros de digitação que não deveriam estar alí, pois o texto foi revisado por duas pessoas. Ou seja, eu vou passar a vergonha de ter publicado um texto com erros. E eu me stresso muito com isso. Sempre peço a alguém que leia e corrija. Ou eu não salvei as correções, ou elas passaram. Meu pior pesadelo se realizou. Enfim, agora é me conformar e rezar para que os leitores me perdoem, pois eu não me perdoo.

A primeira que pretendo concluir, é a de história local, que está fechada na forma de um livro que deve sair ainda este ano, talvez final de Setembro ou meados de Outubro, sobre História do Ensino na Zona da Mata, especificamente, em Leopldina. Ele é o resultado da minha monografia de especialização em História Local, feita há mais de uma década, atualizada e ampliada a partir de novas leituras e pesquisas que fiz a partir de então. Já tenho gráfica e revisor, falta o prefácio, que o Jalil vai enviar para mim em Agosto. Será uma produção independente (lá se vai minha poupança), mas espero que seja o primeiro de muitos, pois chega uma hora que a gente tem que fechar um ciclo e esse já está se fechando.

Tem a escola, mas dela, infelizmente, tenho pouco a falar. Comecei em um novo colégio e ainda estou me adaptando. Logo, não pude promover ainda nenhum trabalho realmente relevante. Espero poder fazê-lo ano que vem, já mais tranquila. Estou, no entanto, com 8 equipes inscritas na II Olimpíada Nacional de História do Brasil, e espero poder chegar com algumas delas - quem sabe todas - na final novamente.

Enfim, espero que a postagem tenha satisfeito a curiosidade da Nilza (eu a dedico a você, Nilza). De certa forma, acabou sendo uma maneira de ver que ando fazendo alguma coisa, porque tem horas que acho que não fiz nada.

Nenhum comentário: