domingo, 11 de abril de 2010

O CENTENÁRIO DA COLÔNIA CONSTANÇA


Ontem participei da festa de comemoração dos 130 anos de imigração italiana em Leopoldina e do Centenário da Colônia Constança, com direito a muita música, dança e comidas típicas. A festa foi realizada pela comunidade, com apoio da prefeitura. Os idealizadores são os pesquisadores José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni.

Hoje a festa continua, com desfile de carros antigos, missa na Capela da Onça e almoço por adesão. Tudo muito simples, mas muito bonito.

Meus alunos do Colégio Imaculada e da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado tiveram seus trabalhos sobre imigrantes italianos em Leopoldina expostos em uma sala. Foi muito bom ver a comunidade e sua história sendo valorizadas.

2 comentários:

josé do carmo disse...

Também estivemos lá, Professora Natânia. Considero uma das iniciativas mais arrojadas e belas de quantas temos visto em nossa adorada Leopoldina. Nilza e José Luiz estão de parabéns, pela ideia e pela realização dela.
De parabéns também todas aquelas pessoas voluntárias, pessoas dedicadas e trabalhadoras, que vi preparando, de ferramentas na mão, a limpeza de toda a área fronteiriça à Capelinha de Santo Antonio. Eram pessoas lideradas pelo José Antonio Bonim, pelo Tiãozinho Rodrigues, pelo José Luiz e pelas senhoras da APIL, que participaram ativamente da decoração. Foram estas pessoas que, de fato, fizeram a festa.
Acho que é mais um evento que deverá ser integrado às programações culturais regulares de nossa cidade. De três em três anos, ou de cinco em cinco anos, como melhor entenderem os organizadores.
Claro que, numa próxima oportunidade, haveremos de novamente contar com o apoio de todos os conjuntos e artistas que tão dignamente se apresentaram e com uma melhor aparelhagem de som que ainda mais lhes valorize a arte.
Com a experiência, tudo se aperfeiçoa.
Concordo com a oradora que disse: Leopoldina precisa de uma Secretaria (exclusivamente) da Cultura. Há muita coisa boa a ser realizada nesta área. As pessoas são estas mesmas. Vejo-as, todas, como pessoas certas nos lugares certos. Inclusive a liderança lúcida do Sr. Prefeito, nosso experiente, ponderado e culto Bené Guedes, um homem acessível que sabe ouvir e dar o apoio possível às boas iniciativas.
Sinto-me cada vez mais próximo da Leopoldina dos nossos sonhos.
Abraço,
José do Carmo.

Natania A S Nogueira disse...

A cominidade da Constança está de parabéns. Eles assumiram um compromisso e fizeram bonito. São um exemplo a ser seguido por todo o município de Leopoldina.