terça-feira, 27 de abril de 2010

ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO EM LEOPOLDINA (1895 - 1905)

Neste 27 de abril de 2010, Leopoldina completa 156 anos de emancipação política. O povoamento da região e sua ocupação, claro, são bem mais antigos. Normalmente nessa ocasião escrevo alguma coisa acerca da cidade, desenterro alguma biografia de leopoldinenses “ilustres” - mas de quem quase ninguén havia ouvido falar -, ou coisa do tipo.


Hoje, no entanto, a postagem vai ser diferente. Vamos falar de educação. Especificamente sobre a instrução pública primária e gratuita. Nossa fonte são relatórios e mensagens dirigidas à Câmara Municipal de Leopoldina, entre os anos de 1895 e 1905. Qualquer semelhança com a realidade atual do nosso município ou do nosso país, não será coincidência.


Espero que apreciem o texto, não reparem possíveis e prováveis erros gramaticais (só fiz a revisão pelo word). Segume, então, meu presente pelos 156 anos de Leopoldina.


Instrução Pùblica em Leopoldina (1895 - 1905)

2 comentários:

Colônia Agrícola da Constança disse...

Ótimo, Natania. Precisamos levantar os mais variados temas sobre a história da nossa cidade para ajudar a reconstruir a memória de Leopoldina.
Grande abraço, nilza

Natania A S Nogueira disse...

Sim, e a história do ensino é muito rica e ainda relativamente pouco explorada pela históriografia. Muitos pesquisadores não tem formação em história (não desmenrecendo por isso seu trabalho). Acho que esse nincho tem que ser mais explorado dentro das faculdades de história.