Esta semana eu realizei um trabalho com meus alunos do 6º ano. Depois de fazer uma introdução ao ensino de história, dei a eles uma tarefa para o final de semana: iriam procurar um objeto de família (foto, livro, utensílio ou qualquer outro tipo de objeto) e contar a história dele para a classe.
Para incentivar e orientar a tarefa eu levei para a sala de aula fotos antigas e falei sobre elas. Hoje duas turmas apresentaram o resultado de suas pesquisas: fotos de bisavós, fotos antigas da cidade, moedas raras (inclusive uma moeda de 2000 réis, de prata, datada do ano de 1889, ainda no final do II Reinado), objetos de uso doméstico como uma panela de bronze, uma cafeteira antiga, um telefone de manivela, um livro sobre o centenário de Leopoldina, um fusível utilizado em bases aéreas durante a II Guerra Mundial, discos de vinil e muitas outras coisas.
Cada um escreveu sobre o objeto e contou como fez para descobrí-lo. Um aluno, por exemplo, descobriu na pesquisa que o bisavô era cego e que mesmo cego confeccionava objetos como bengalas com entalhes e canivetes.
Os alunos avaliaram o trabalho como uma forma de conhecer a história de suas famílias e ficaram admirados com a quantidade de informação que receberam de seus pais e avós. Informação que não tinham ainda. Para realizar a tarefa, descobriram pequenos tesouros que escondiam a história de suas famílias.
OBS: Eu tirei fotos dos alunos e seus trabalhos, mas como são mais de 60 crianças, seria injusto colocar as fotos de algumas e deixar as de outra se lado, por isso procurei imagens de alguns dos objetos que foram apresentados para ilustrar a postagem.
Um comentário:
Boa noite!
Curti sua atividade! Vou procurar desenvolver com meus alunos do 6º ano também. Parabéns!
Márcio.
Postar um comentário