segunda-feira, 21 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO E QUADRINHOS: 2º ENCONTRO NACIONAL DOS QUADRINHOS

A capital francesa dos quadrinhos não para. Nos dias 5 e 6 de outubro vai acontecer o 2e Rencontres Nationales de la bande dessinée (2º Encontro Nacional dos Quadrinhos),  na cidade de Angoulême. O tema central será "Educação e quadrinhos." 

Na França, o assunto não é novidade. Nos anos de 1960 surgiram periódicos especializados nos quadrinhos. Um dos mais importantes foi o jornal Pilote (1959-1989), direcionado ao público adulto. Vai ser também neste período que a perspectiva de professores em relação às HQs vai começar a mudar. Na década seguinte os quadrinhos começaram a ser reconhecidos como um meio educacional, e nos anos de 1980 e 1990, fizeram parte de campanhas de incentivo à leitura.
 
Na década de 1970 que as HQs conquistaram um espaço até então inédito. Em 1970, Antoine Roux publica um livro que coloca o tema em debate: La Bande Dessinée Peut Être Éducative (A História em Quadrinhos pode ser Educativa). Em 1976, a Larousse publicou a História da França em Quadrinhos, com fins puramente educacionais. Além disso, as HQs passaram a ser utilizadas, por exemplo, no ensino de latim e de filosofia nas universidades e até no ensino regular.


Em 1977 foi realizada em Roque d'Anthéron a primeira conferência internacional "Quadrinhos e Educação", cuja segunda edição ocorreria dois anos depois. Ambos os eventos deram origem a duas publicações importantes:  Lecture et bande dessinée (Leitura e História em Quadrinhos)  e Histoire et bande dessinée (História e História em Quadrinhos).

Esta segunda edição do Encontro Nacional dos Quadrinhos em Angoulême pretende fazer um balanço acerca das realizações do potencial dos quadrinhos na educação. Ela vai reunir autores, professores, intelectuais e especialistas. O encontro está recebendo o apoio do Ministério da Cultura e Comunicação, do Ministério da Educação e dos États Généraux de la Bande Dessinée. (Estados Gerais dos Quadrinhos). 

A coordenação do encontro está a cargo de Jean-Philippe Martin, Conselheiro Científico da Cidade Internacional dos Quadrinhos e da Imagem. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever.

Para mais informações, entre em contato com Virginie Berger (em inglês ou francês)  pelo e-mail  vberger@citebd.org


Nenhum comentário: