Gostaria de convidar a todos para o lançamento de três livros sobre quadrinhos, dos quais eu faço participação. O lançamento vai acontecer durante o II Entre ASPAS, no dia 28 de maio de 2015, no Museu Espaço dos Anjos, às 20:30. Não é necessário apresentar convite.
Quanto aos livros dos quais estou participando, seguem algumas informações.
Este livro é resultado do encontro realizado em Leopoldina, o I Entre ASPAS, em 2013. Conta com a participação de diversos autores, sendo dois deles (além de mim) leopoldinenses: Amanda Almeida e Cláudio Guerson. Dele fazem parte textos variados sobre quadrinhos, frutos de pesquisas realizadas em diversas áreas, como sociologia, historia, letras, artes, teologia, etc.O meu fala das história das mulheres nos quadrinhos, a partir da análise da personagem Brenda Starr. Este livro marca a estreia da ASPAS como editora.
Religiosidades nas Histórias em Quadrinhos reune uma série de artigos que relacionam os quadrinhos à religião. Mais do que um livro voltado à teologia, é uma forma de mostrar como a cultura pop pode se tornar um elemento importante não apenas para representar como compreender os aspectos mais gerais das práticas religiosas. No meu texto eu trabalho com representações femininas em quadrinhos europeus (bande dessinée) que envolvem temáticas ligadas à religião. Gostei muito de fazer e foi uma experiência gratificante pois me permitiu o contato com personagens e autores que passei a admirar.
Quadrinhos e educação é ima coletânea de textos sobre quadrinhos e ensino. Nele eu contribuo com a minha experiência com quadrinhos na escola, especialmente, como a criação e gerenciamento de gibitecas escolares. Nele temos a experiência da Gibiteca Escolar da E.M. Judith Lintz Guedes Machado, assim como outras ações voltadas para a criação de gibitecas em Leopoldina (MG) e outras partes do Brasil.
Será um lançamento coletivo, onde vários livros sobre o tema serão apresentados, contanto com a presença dos autores (claro). Também serão lançados quadrinhos e fazines. No evento estarão pesquisadores de várias partes do país. Vai ser, acima de tudo, uma chance de conhecer o trabalho que é realizado por pessoas que apostam na cultura e na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário