segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM LEOPOLDINA: BALANÇO DE 2014 E LANÇAMENTO DE CARTILHA


Iniciativas para promover a educação patrimonial em Leopoldina se destacaram no ano de 2014. E não falo isso como funcionária (leciono em uma escola municipal, como muitos sabem) mas principalmente como cidadã interessada no desenvolvimento material e humano da minha cidade, do meu município. 

Entendo que quanto maior a conscientização acerca da importância do nosso patrimônio cultural e histórico, maior a identificação da população com o local, com a cidade e com tudo aquilo que ela representa. 

O fortalecimento da ideia de pertencimento só vem a trazer benefícios para a comunidade em seu todo. As pessoas passam a valorizar mais o lugar onde vivem, a cuidar do bem público que, afinal, é de todos. Elas se tornam mais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos.  

O município só tem a ganhar. Ganha praças e ruas mais limpas, prédios mais conservados, pessoas interessadas em investir no local. O jovens podem até sair para estudar, mas pensam em retornar e contribuir para o crescimento econômico da cidade. Os bens culturais atraem visitantes que, por sua vez, trazem recursos que são gastos em lojas, restaurantes e hotéis.

Durante o ano de 2014, ano em que completou seus 160 anos de emancipação, o município de Leopoldina ganhou um sopro de cultura. Nosso calendário nunca foi tão recheado de opções que envolveram história local e educação patrimonial durante quase todos os meses. O primeiro semestre foi marcado pelas comemorações dos 160 anos, o segundo pelo centenário da morte do poeta Augusto dos Anjos.

Não apenas esses dois eventos, vários outros menores ocorreram nos bairros e escolas da cidade. Como não citar os 30 anos do Grupo de Dança Assumpreto? O que não dizer a enorme evolução do grupo de dança folclórica Peróla Negra, formado por crianças e adolescentes? 

Nosso município está despertando, está tomando consciência da importância de preservar e fazer conhecer seus bens culturais. E, fechando o ano com chave de ouro, temos o lançamento da cartilha de educação patrimonial, no dia 12 de dezembro, como resultado de um maravilhoso projeto desenvolvido pela arquiteta Lívia Muchinelli. 


Tivemos ainda lançamentos de livros, como o livro que conta a história do clube Cutubas ou o livro sobre o jornal Leopoldinense. Enfim pequenas e grandes ações que fizeram do ano de 2014 o ano da cultura em Leopoldina. E que 2015 possa ser ainda melhor, que possamos nos reinventar, nos superar a cada ano para fazer de Leopoldina um lugar cada vez melhor para viver.

Nenhum comentário: