sábado, 21 de junho de 2014

TICS E FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA

No primeiro semestre realizei um trabalho com alunos do oitavo ano. No total, participaram 23 alunos. Utilizamos os documentos históricos (jornais antigos de Leopoldina) disponíveis para consulta na hemeroteca da Biblioteca Nacional. 

Foram duas aulas, utilizando o laboratório de informática e um mês de orientação. Os alunos realizaram toda a pesquisa em ambiente virtual, dos documentos históricos à bibliografia de apoio. Eles utilizaram ferramentas de busca na internet, muito aprenderam a usar o e-mail (acreditem, os adolescentes não usam e/ou não sabem usar um e-mail) e até aprenderam a anexar documentos e enviar por outras vias, como o facebook. 

O resultado forma 20 pequenos trabalhos de pesquisa que estão sendo reunidos em uma publicação que deverá ficar disponível a partir do mês de agosto para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre a história local. 

Segue uma pequena nota sobre o trabalho, publicada pela revista ACONTECIC, do colégio Imaculada Conceição, sobre o projeto. Em breve, teremos mais informações.

Clique na imagem para ampliar


Um comentário:

Jenny Horta disse...

Parabéns a você e seus alunos pela dedicação! Quando ficar pronto, me avise!!