sábado, 17 de maio de 2014

O QUE FAZ UM PROFESSOR FELIZ?

Eu sei que a carreira do magistério é muito difícil. O professor passa por momentos de desânimo, o nosso salário não é lá grandes coisas se comparado a de outros profissionais, outras ocupações, mas tem suas compensações. Eu tinha uma professora que falava sempre que o magistério era uma vocação, uma entrega. Que o professor para realmente educar tem que se envolver com os alunos e com a escola. 

A gente sabe que, nos dias de hoje, esse envolvimento tem sido cada vez menor. Muitos jovens professores estão assumindo a carreira não por vocação, mas por falta de opção. Professores mais antigos, desgastados de desanimados, falam em abandonar o magistério, em se aposentar, acabam até adoecendo porque não se sentem motivados. E isso realmente é muito ruim, porque sem motivação, entrar numa sala de aula é realmente um suplício. Eu mesma, este ano, cheguei a deixar escapara em voz alta numa turma do oitavo ano a seguinte frase; "Eu não queria estar aqui!".

Pois é, nós temos nossos dias ruins, faz parte. Mas não podem ser todos. É sabido que não se consegue nada sem persistência e esforço. Assim, da mesma forma que naquele dia eu não estava com vontade de estar na sala de aula, vieram outros em que eu não queria estar fora dela. O magistério é assim, uns dias são bons, outros nem tanto.

Mas não é assim que é a vida?

Hoje eu estava refletindo sobre esta questão e comecei a pensar no que me faz feliz, como professora e como pessoa. Sim, como pessoa, porque não entendo quem diz que depois que sai da escola, deixa tudo para traz. O que eu faço é parte de mim, como posso simplesmente dividir minha vida?

Lembrei de um episódio ocorrido há uns dois ou três anos. Eu estava na minha escola municipal, estava me sentido mal fisicamente, mas tinha que trabalhar até o início da noite. Entrei numa sala do nono ano, eu me sentei e fiz a chamada. Um aluna veio à minha mesa e perguntou: 

- Professora, a senhora está passando mal?

Bom, não tinha como esconder, era visível, então eu confirmei. A aluna (Ingrid) então pegou o meu livro e disse:

- Então a senhora vai descansar, porque eu vou corrigir o dever e ninguém vai fazer bagunça. 

Foram 50 minutos de silêncio numa sala que geralmente era muito agitada. Eu me emociono com isso até hoje. É uma coisa que me faz feliz, que eu gosto de recordar quando estou começando a me sentir triste.

Em outro episódio, ano passado, eu estava em casa, sozinha, num fim de semana a noite. A campainha tocou. Levei um susto, não esperava ninguém. Eram seis ex-alunos, na faixa dos 15 anos. Eles foram me levar um pacote de amendoim doce, às 22 horas da noite. Estavam com saudades de mim. Resolveram ir me ver. Isso, com certeza me deixa feliz. Poder ter o carinho incondicional dos meus alunos. Que outro profissional tem isso?

E por fim, o motivo que me levou a esta breve reflexão. Ontem eu dei uma prova na escola onde eu leciono pela manhã. Os resultados não têm sido muito bons. Dar aulas em algumas turmas têm sido muito difícil. Muita conversa, falta de interesse e as notas vêm refletindo isso. Só que desta vez, foi diferente. Eu corrigi as provas logo após tê-las aplicado. Cerca de 40% dos alunos praticamente fecharam a avaliação. No total, o êxito das minhas três turmas foi de 95%. Quase não acreditei. 

Isso me fez muito feliz. Não a nota em si, mas saber que eles tiveram interesse em estudar, que se esforçaram para aprender e entender uma matéria que não é lá das mais fáceis. Mas o que me fez mesmo feliz foi a felicidade desses meninos e meninas que estão aprendendo que se esforçar pode trazer uma satisfação muito grande. Aprenderam que não existe o mais ou o menos inteligente, mas aqueles que estão determinados a vencer. Isso me fez feliz, a felicidade deles.


Então, mesmo sabendo que vão haver dias em que eu talvez pense ou fale "Não queria estar aqui", nesses dias eu vou me recordar do pacote de amendoim que eu ganhei no meio da noite, da aluna que se compadeceu de mim e tentou tornar meu dia menos penoso e da alegria daqueles alunos que se encheram de felicidade com o resultado de uma avaliação e comemoraram sua vitória como um atleta olímpico comemora uma medalha de ouro. Essas pequenas memórias sempre vão me fazer uma professora feliz.

4 comentários:

automacao email marketing disse...

Muito bom !

Gazy Andraus disse...

Pois é, Natania. Sempre há esse lado bom do professorado...incutir consciência nos deixa acreditar que essa profissão é mesmo nobre. Abs. Gazy Andraus

Gazy Andraus disse...

Pois é, Natania. Sempre há esse lado bom do professorado...incutir consciência nos deixa acreditar que essa profissão é mesmo nobre. Abs. Gazy Andraus

comprar seguidores brasileiros instagram disse...

Excelente post!