A primeira leitura do dia é a HQ "Em Busca da Memória Escolar". Uma publicação de 2007 que já tenho em mãos faz um tempo. Recebi alguns volumes para a Gibiteca, mas não cheguei a fazer uma leitura criteriosa, o que foi um erro. A HQ oferece boas ideias para trabalha a memória com alunos do Fundamental II. Além disso, ela levanta a questão do mal uso de espaços do conhecimento, como as bibliotecas escolares.
A história se passa em Vale do Paraíso, SP. numa escola onde leciona a professora Irene, que está passando por um período de muito stresse com o trabalho na sala de aula. O diretor da escola resolve, então removê-la de sua função como regente de aulas para a de bibliotecário (fato que acontece muito nas escolas brasileiras, com professores que começam a ter dificuldades em lecionar, seja por problemas de doença, seja pela idade mais avançada).
Desmotivada com a sua remoção, a professora começa a passar seus dias na biblioteca, sempre vazia e sem nenhum atrativo para os estudantes.
Nesta parte da história aparece um personagem misterioso, cujo nome não é revelado durante a trama: um rato de biblioteca. Ele tenta mostrar para a prof. Irene as possibilidades que a biblioteca pode oferecer de trabalho para ela. O ratinho "intelectual" conduz Irene a um mundo que ela não conhecia: o da memória. Ela descobre no porão da escola documentos que marcam a vida de alunos e funcionários.
Munida deste material, Irene transforma a biblioteca em um memorial, que passa a atender a comunidade escolar.
A história é simples, bem narrada e deixa clara sua mensagem: a valorização dos espaços escolares e da memória.
Um ótimo material para ser lido por professores e alunos e que pode servir de base para um projeto de memória na escola.
A autora da HQ é Iomar Barbosa, do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP.
Dados da obra:
Clique na imagem e saiba mais sobre o Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP |
ZAIA, Iomar. Em busca da memória escolar. Ilustrações de Ed Sarro - São Paulo: FAPESP: Centro de Memória da FEUSP, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário