quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOBRE O DIA DO HISTORIADOR

O dia 19 de agosto é o do Historiador. segunda a lei n. 12.130, de 17 de dezembro de 2009 que instituiu o Dia Nacional do Historiador: 

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1 É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 17 de dezembro de 2009; 188 da Independência e 121 da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira    (1)


Os Historiadores são profissionais que, interpretando e analisando o passado a partir do estudo das fontes históricas, constroem o chamado conhecimento histórico, sempre baseado em uma metodologia de pesquisa cujo rigor na análise das fontes é uma exigência fundamental.

Assim, o historiador é acima de tudo um pesquisador. Se formado em história não faz de uma pessoa necessariamente um historiador. Para ser historiador é necessário adentrar no campo da pesquisa. Um professor de história pode ser um historiador, desde que se dedique ao ensino e à pesquisa. Há historiadores que nunca exerceram o magistério, assim como professores de história que nunca se tornaram historiadores. Por outro lado, existem profissionais de outra áreas (como sociologia, filosofia e até mesmo matemática) que se dedicaram a pesquisa história e são, por isso, considerados historiadores.


O historiador é uma peça impontante no motor da história; ele tem o poder de classificar um fato, seja ele grandioso ou pequeno com o mesmo grau de importância o qual colocam em evidência a subjetividade e a parcialidade. Portanto, o historiador, em meio ao processo e evolução os métodos históricos, deve ficar atento ao iniciar sua pesquisa, pois os fatos históricos não mudam, o que sofre mutações é a interpretação; no entanto nós como historiadores devemos analisar, o discurso que esta escondido por trás de um fato e a partir deste ponto, trabalhar a sua objetividade buscando resposta em varias fontes, explorando os diversos recursos que podemos utilizar (2).

Sua função é compreender o outro, o passado sempre atento às diversas formas e expressões culturais, representadas nas fontes e vestígios preservados

Um bom dia do Historiador. 
Que os historiadores do Brasil e do mundo continuem seu trabalho, fundamental para a construção da identidade de um povo, de uma nação.


Curiosidade:
De acordo com pesquisa realizada pelo sítio CareerCast.com e publicada no The Wall Street Journal ( melhores e piores profissões do mundo em 2010) no último dia 05, o exercício profissional do historiador foi definido como a 5ª melhor profissão nos EUA no ano de 2009. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui!

(1) Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1564077/dou-secao-1-18-12-2009-pg-1, acesso em 18/08/2011.
(2) Disponível em http://www.webartigos.com/articles/21402/1/Funcao-do-Historiador/pagina1.html, acesso em acesso em 18/08/2011.

Nenhum comentário: