terça-feira, 19 de julho de 2011

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - SEGUNDO DIA DO ST DE QUADRINHOS

Segundo dia de ST. Se eu achei que não podia ficar melhor, me enganei. As apresentações hoje foram diferentes - em temática - das de ontem e levantaram debates de todos os tipos. Foram três apresentações (contanto com a minha). A primeira, do Luciano Henrique, versou sobre a questão da  construção histórica da linguagem dos quadrinhos, anterior à criação do Yellow Kid. Adorei. Não fiz comentários diretos, mas gostei muito da abordagem que ele fez e ela, de certa maneira me ajudou a ligar alguns pontos soltos na minha apresentação de quinta-feira próxima, no minicurso.

Gostei muito, também, da apresentação da Professora Alessandra Ferreira. Simpatizei com o trabalho principalmente pela descoberta (se posso assim dizer) que ela está fazendo dos quadrinhos nas aulas de história e, principalmente, como fonte de pesquisa. É raro encontrar professores em ST apresentando trabalho. Geralmente são mestrandos, doutorandos ou alunos da graduação. Espero que ela retorne no próximo encontro.

Aliás, o dia teve algo especial: a presença de Waldomiro Vergueiro e de Paulo Ramos. Inicialmente, os dois ficaram quietos lá no fundo, mas no final acabaram participando do debate, instigados pela Geisa. Foi muito bom, muito espontâneo. 

Recebi muitas perguntas, para algumas eu realmente não tinha resposta até porque meu enfoque sobre Nair de Teffé foi limitado, mas serviu para levantar novas hipóteses e ideias que de repente eu ou algum dos presentes podem desenvolver futuramente.

Aliás, eu achei que receberia poucas perguntas, tendo em vista o enfoque do meu tema, mas não foi assim, fiquei surpresa com o interesse dos participantes.

Quanto ao texto, eu vou disponibilizá-lo no blog em breve. Preciso antes fazer uns reparos de emergência, pois encontrei uns errinhos de digitação. 

Amanhã tem mais e em dose dupla. Vai ser o primeiro dia de minicurso. A apresentação de amanhã vai ficar por conta da Valéria, que vai falar sobre a História das Histórias em Quadrinhos. Quinta é a minha vez, com o trabalho que eu estou desenvolvendo sobre o uso de tiras cômicas na sala de aula. Estamos com 52 inscritos, mas quem quiser assistir como ouvinte será bem vindo (se a sala couber).

Para conferir a programação completa do ST, clique aqui!

Nenhum comentário: