domingo, 5 de junho de 2011

REVISTA CONTRAPONTO: CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS


Dossiê Temático: História e Ensino de História

CONTRAPONTO – Revista Eletrônica de História (www.revistacontraponto.com) lança a chamada de artigos para a edição ano I nº 2, com dossiê temático de artigos sobre Historiografia e seção livre. O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 26 de Agosto de 2011. Segue abaixo o texto de apresentação desse número. 


Dossiê: História e Ensino de História
A questão do ensino tem se revelado uma temática das mais relevantes no campo da história. Paralelamente às transformações ocorridas na historiografia e no ofício do historiador nas últimas décadas, muitas têm sido também as mudanças que se operaram em sala de aula, no cotidiano da relação entre professores e alunos. É evidente que já não se ensina história como outrora. Novas metodologias, estratégias e experiências incorporaram-se a esse universo, sempre no intuito de tornar o ensino dessa disciplina do conhecimento algo mais atraente e proveitoso para os estudantes que se iniciam nessa área.


Sabendo da importância dessa temática, a Contraponto – Revista Eletrônica de História faz dela o seu próximo dossiê e receberá artigos que contemplem abordagens teóricas e metodológicas sobre o ensino de história. Trata-se de uma demonstração do quanto valorizamos essa questão e por isso queremos trazer para nossas páginas resultados de pesquisas (preliminares, parciais ou concluídas) sobre o universo cotidiano da sala de aula de história ou sobre o que Maurice Tardif denomina por “saberes docentes”.


Conscientes de que o ensino de história é hoje uma empreitada marcada pela diversidade e complexidade, temos certeza de que exatamente por isso deve estar no centro das preocupações do historiadores. Essa chamada para o dossiê se apresenta então como um convite no sentido de que dediquemos um olhar cuidadoso sobre esse domínio do conhecimento. Afinal, aí está o século XXI com seus novos instrumentos e novas tecnologias a nos desafiar, cobrando do historiador/professor reflexões apuradas e pesquisas criteriosas sobre como ensinar história na era da informação.


Clique aqui, conheça a revista e tenha mais informações!

Nenhum comentário: