quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENCONTRO NACIONAL FAZENDO GÊNERO 9


Estou participando do Encontro Nacional Fazendo Gênero, pela segunda vez. Eu gosto muito deste evento. Não é apenas questão de conhecer mais sobre os estudos de gênero, mas de poder trocar contatos, ideias e poder mergulhar no universo da pesquisa em si.

Estou inscrita em um Simpósio Temático que trata sobre a escrita de si, ou seja, pesquisas centradas em documentos particulares produzidos por personagens conhecidos e anônimos. Ontem e hoje os trabalhos se concentraram em pesquisas gêneros epistolares (cartas), tanto aquelas produzidas e trocadas entre indivíduos com vínculos familiares ou de amizade, quanto de correspondência publicadas em periódios e, portanto, públicas.

Estou achando ótimo pois, por meio dos relatos de pesquisas, posso aprender um pouco mais sobre o tratamento que deve ser dado a esse periódico. Paralelamente, falou-se dos diários e da pesquisa em periódicos.

Amanhã será minha apresentação. Minha pesquisa se baseada no estudo de memórias e haverá outras pesquisas realizadas com esse tipo de fonte. Estou ansiosa para poder realizar mais uma troca e poder colocar a prova o trabalho que tenho feito nos últimos anos.

Como trabalho, também, com história local geralmente recorro a três tipos de fontes: periódicos memórias e fontes orais. Infelizmente, fontes primárias cartoriais ainda são de pouco acesso na minha cidade, pela falta de arquivo público organizado, mas tenho tido a sorte de poder contar com a boa vontade de muitas pessoas que permitem meu acesso a documentos privados.

Nenhum comentário: