O livro dos professores Katia Abud, Ronaldo C. Alves e André C.M.Silva é resultado das reflexões promovidas durante o trabalho com professores da rede pública em cursos de formação continuada.
Apresenta uma série de sugestões de atividades didáticas com diferentes documentos e suportes materiais. Cada capítulo aborda o trabalho com um tipo de fonte histórica na sala de aula: documento escrito, o texto literário, as imagens fixas ou em movimento, a cultura material, o patrimônio histórico, os acervos museológicos e mapas.
Aliada à uma reflexão sobre o trabalho com fontes e linguagens diversas apresenta também sugestões de leitura para os professores que desejam aprofundar as diferentes temáticas. O objetivo é que, a partir dos textos e das atividades sugeridas, os professores do ensino fundamental e médio possam realizar sua reflexão, crítica e adaptação para as condições locais de cada escola. Os textos trazem recomendações quanto à sua adequação para as diferentes faixas etárias dos alunos, de acordo com os processos de aprendizagem próprios de cada idade, o que é fundamental ao se organizar o processo formativo escolar para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças e jovens.
Regina Ribeiro
Apresenta uma série de sugestões de atividades didáticas com diferentes documentos e suportes materiais. Cada capítulo aborda o trabalho com um tipo de fonte histórica na sala de aula: documento escrito, o texto literário, as imagens fixas ou em movimento, a cultura material, o patrimônio histórico, os acervos museológicos e mapas.
Aliada à uma reflexão sobre o trabalho com fontes e linguagens diversas apresenta também sugestões de leitura para os professores que desejam aprofundar as diferentes temáticas. O objetivo é que, a partir dos textos e das atividades sugeridas, os professores do ensino fundamental e médio possam realizar sua reflexão, crítica e adaptação para as condições locais de cada escola. Os textos trazem recomendações quanto à sua adequação para as diferentes faixas etárias dos alunos, de acordo com os processos de aprendizagem próprios de cada idade, o que é fundamental ao se organizar o processo formativo escolar para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças e jovens.
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