Eu estou montando um acervo de fotos antigas que alguns moradores da cidade estão me permitindo scanear. Resolvi fazer um trabalho com meus alunos do 6º ano (mas este trabalho pode ser feito com alunos de todo o fundamental II e com o ensino médio).
Montei uma ficha para que eles preenchessem, com dados de uma fotografia. Separei a turma em duplas e cada dupla recebeu duas fotos (uma ficha para cada foto). Na ficha eu comecei com questões simples de identificação da imagem. Coisas do tipo:
- O documento fotográfico foi tirado em uma paisagem:
( ) Urbana ( ) Rural
- No documento fotográfico há os seguintes elementos:
( ) árvores ( ) prédios ( ) pessoas ( ) animais ( ) veículos ( ) objetos decorativos
Depois pedi que os identificassem o "tema" da foto.
Por fim pedi que fizessem uma pequena dissertação - dois parágrafos apenas - sobre a foto, fazendo uma descrição não apenas da imagem, mas da ideia passada por ela. Dei um exemplo.
O resulto foi excelente. Os alunos debateram entre si, trocaram ideias e posso dizer que tive um aproveitamento de 80%. Eles souberam interpretar as imagens muito bem. Foi um exercício fantástico que durou uma aula. Eu poderia ter dado mais fotografias para analisarem, mas fiquei com medo de que o tempo não fosse suficiente.
Eu gostei da atividade e do resultado dela. Quero fazer com outras turmas. Acho que quebra a rotina da sala de aula e é uma forma interessante de ensinar história. Estou vendo outras forma de trabalhar com fotografia, mas provavelmente será para o ano que vem.
Montei uma ficha para que eles preenchessem, com dados de uma fotografia. Separei a turma em duplas e cada dupla recebeu duas fotos (uma ficha para cada foto). Na ficha eu comecei com questões simples de identificação da imagem. Coisas do tipo:
- O documento fotográfico foi tirado em uma paisagem:
( ) Urbana ( ) Rural
- No documento fotográfico há os seguintes elementos:
( ) árvores ( ) prédios ( ) pessoas ( ) animais ( ) veículos ( ) objetos decorativos
Depois pedi que os identificassem o "tema" da foto.
Por fim pedi que fizessem uma pequena dissertação - dois parágrafos apenas - sobre a foto, fazendo uma descrição não apenas da imagem, mas da ideia passada por ela. Dei um exemplo.
O resulto foi excelente. Os alunos debateram entre si, trocaram ideias e posso dizer que tive um aproveitamento de 80%. Eles souberam interpretar as imagens muito bem. Foi um exercício fantástico que durou uma aula. Eu poderia ter dado mais fotografias para analisarem, mas fiquei com medo de que o tempo não fosse suficiente.
Eu gostei da atividade e do resultado dela. Quero fazer com outras turmas. Acho que quebra a rotina da sala de aula e é uma forma interessante de ensinar história. Estou vendo outras forma de trabalhar com fotografia, mas provavelmente será para o ano que vem.
3 comentários:
Muito bacana essa ideia de usar fotografias em sala de aula. Estou me preparando para o estágio no próximo semestre e tenho um pré projeto com jornais de 1917, sobre a greve de SP e em aqui em SC tbem.
Parabéns pela iniciativa
=)
Parabéns Natania pela criatividade, legal a idéia,contiua fazendo com fotos da cidade de modo que elesconhecendo a cidade passam a gostar dela. Outra também deve ser mostrar uma foto antiga e a mesma na atualidade para ver o que eles obeservam e aprendem sobre a inportancia de valores atraves da memória.
Abraços.
Berê
Obrigada!
As fotografias são fontes de fácil acesso (em alguns casos) e podem ajudar a ensinar muito sobre a história local e nacional. Analisar imagens com alunos pode ser um excelente exercício, A experiência que eu tive foi muto boa, mesmo.
Postar um comentário