“Nesse trabalho fez-se uma análise do
discurso contido no periódico “A Gazeta de Leopoldina”, jornal do município de
Leopoldina em Minas Gerais. O período analisado corresponde ao ano de 1951,
quando o jornal publicou uma série de charges sobre a Guerra da Coreia, com
viés anticomunista. O objetivo é demonstrar como o jornal pode ser utilizado,
tanto como fonte de pesquisa, quanto como recurso didático para se estudar
determinados períodos da história. Metodologicamente, optou-se pela análise do
conteúdo a fim de identificar a orientação ideológica do periódico. Buscou-se
conceitualizar a charge, como arte gráfica e meio de expressão, inserindo-a nos
campos da política e da ideologia. Em seguida, foram apresentados, exemplos de
como ela foi utilizada como forma de propaganda comunista e anticomunista ao
longo do século XX. Por fim, partiu-se para o foco principal do estudo, que é a
análise das charges publicadas, com a preocupação de se apresentar tanto o
contexto histórico geral, quanto efetuar uma análise do conteúdo publicado
neste periódico, aliado aos interesses dos grupos aos quais ele atendia”.
O texto possuí versão em inglês e espanhol. Para ler o texto na íntegra, clique aqui!
A Revista Cajueiro foi criada no âmbito das ações
do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura,
Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações. Sua missão
primordial é a disseminação de pesquisas, ações, políticas, boas práticas, além
do debate de ideias sobre a formação de leitores e a cultura da leitura no
Brasil, com ênfase na Ciência da Informação.
Seu objetivo principal é agregar conhecimento à
Ciência da Informação e áreas afins, contextualizando socialmente os conteúdos
e também estabelecendo o debate e a aproximação da academia com a sociedade e
seus segmentos, as profissões voltadas para a formação do leitor e a produção
de leituras.
O público-alvo da Revista Cajueiro é formado pelos
pesquisadores acadêmicos, docentes, bibliotecários, documentalistas,
arquivistas, profissionais da informação, gestores e dirigentes de sistemas e
unidades de informação (Bibliotecas, Gibitecas, Arquivos, Pontos de Leitura,
Centros Culturais), editores, assim como professores, educadores, terapeutas da
leitura, contadores de histórias, e lideranças sociais e políticas vinculadas a
disseminação de práticas leitoras e ao fortalecimento da cultura da leitura.
Os temas em vista para a publicação na Revista
Cajueiro são: Documentação e Gestão da Informação; Formação do Leitor e Cultura
da Leitura; História e Cultura Editorial; Leitura Pública e Políticas de
Leitura; Mediação de Leitura e Letramento; Narrativa Sequencial Gráfica em
análise; Narrativa Sequencial Gráfica em Exposição; Temática Interdisciplinar
em Ciência da Informação.
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