segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA LOCAL: LEOPOLDINA, OCUPAÇÃO E POVOAMENTO

 


Este ano comecei um projeto com a amiga e colega de trabalho Luciene Nunes Silva. Preparamos um curso, dividido em três módulos, para professores e professoras do ensino fundamental, primeiros anos, do município de Leopoldina. O primeiro módulo foi oferecido em outubro. O curso consiste numa formação básica para o ensino de história local. O objetivo é, não apenas, oferecer informação para os e as docentes mas, sobretudo, introduzi-los no uso de conceito relacionados à história e de documentos que podem ajudar a complementar o ensino da história loca.

Para isso elaboramos um material inédito sobre a História de Leopoldina, que foi oferecido na forma de e-book.  O primeiro e-book (serão 3 volumes) se ocupou de questões ligadas à ocupação e formação da Zona da Mata e ficou divido nos seguintes tópicos:

1.  Os primeiros habitantes de Leopoldina: características dos Puris e dos Coroados e  sugestão de atividades em sala de aula.
2. O mito de origem: a Lenda do Feijão Cru.
3. A ocupação do território: a criação do município; trabalhando história a partir de mapas.
4. Quem foi a Princesa Leopoldina? -  Trabalhando a biografia e a escrita de si nas aulas de história
5.  O jornal como fonte para aulas de história

Para os próximos módulos, que vão acontecer nos meses de abril e agosto (datas ainda não definidas) iremos explorar outros aspecto da história local como política, sociedade, arte, cultura, educação e saúde, procurando trazer material inédito que possa não apenas atualizar conteúdo como, também, permitir aos professores e professores a oportunidade de ter acesso a informações que dificilmente serão encontradas de forma ordenada na internet.

Diferente do que muita gente acredita, não é fácil e muitas vezes nem é possível, encontrar material sobre conteúdos relacionados à história local na internet. Isto porque trata-se de temas específicos que são condicionadas à um produção historiográfica que pode não estar disponível na rede ou mesmo  não existir. Tendo isso em mente, oferecemos o curso para a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina e fomos prontamente atendidas. Esperamos que nos próximos módulos passamos aprofundar junto aos professores.

Quem tiver interesse pode acessar o livro clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário